quarta-feira, 27 de abril de 2011

Minha primeira foto de Céu profundo - Omega Centauri


Minha primeira foto de Ômega Centauri, tirada com um Telescópio Refrator Orion Premium 102mm, uma Canon EOS 550d e uma Barlow Televue 2x.

Acho que o meu conceito de "primeira foto"deveria ser revisado. Afinal, quando eu digo "minha primeira foto de Saturno", ou de Júpiter, na verdade eu deveria dizer "A primeira foto decente que consigo de Júpiter", ou "A primeira foto de Júpiter que tenho coragem de mostrar". Tá! Eu estou exagerando um pouco, mas é claro que quando mostro uma foto aqui elas não foram as primeiras que tirei com determinado telescópio ou de determinado objeto. Foram frutos de muito tempo tirando fotos totalmente erradas e depois de várias tentativas o melhor resultado que consegui atingir. Muitas vezes foram na verdade várias fotos que foram empilhadas num programa que junta várias fotos para tentar consegui um resultado melhor.

Explicado isso, tenho que dizer que este fim de semana de páscoa, consegui minha "primeira" boa foto de um objeto de céu profundo. O alvo foi o aglomerado globular mais espetacularmente visível no céu: Ômega Centauri. Segundo a Wikipedia, um aglomerado globular é a denominação dada a um tipo de aglomerado estelar cujo formato aparente é esférico e cujo interior é muito denso e rico em estrelas antigas, podendo, inclusive, ter até um milhão de estrelas, mantidas juntas pela ação da gravidade. Geralmente localizam-se longe do plano galáctico e, às vezes, muito além disso, no distante espaço intergaláctico.

Uma revista que li faz alguns meses dizia que aglomerados globulares podem ser núcleos de galáxias anãs que foram absorvidas pela Via Láctea, a nossa galáxia. Ômega Centauri é o maior aglomerado globular de nossa galáxia com mais de 10 milhões de estrelas ( é claro que eu não consegui fotografar todas elas).

Essa foi minha primeira experiência usando o conjunto: Telescópio Orion Premium 102mm, Montagem CG5 da Celestron e Canon EOS 550, que formam o núcleo do meu novo equipamento astronômico, para objetos de céu profundo. É uma foto até boa para um iniciante. Dá um trabalhão alinhar a montagem o e eu ainda preciso aperfeiçoar a minha técnica. Acho que se um astrônomo mais experiente estivesse perto de mim, ele teria perdido a paciência com minha dificuldade para fazer o telescópio seguir os objetos celestes sem perder eles de vista após alguns minutos.

Por isso eu não pude usar exposições muito longas para tirar minhas fotos. A imagem acima é fruto de um único frame, com 15 segundos de exposição e exagerados 6400 de ISO.

Também tirei uma foto de M4. Um aglomerado menor na constelação de Escorpião. Essa foto não ficou tão boa, o pouco tempo de exposição a prejudicou muito, parece mais um aglomerado aberto do que um globular, mesmo assim vou mostrar ela aqui:

Esta de M4 na verdade foi tirada antes, mas achei que não mereceu o título de "Minha primeira foto", rssss

Agora vou ter que esperar o próximo feriado para itrar fotos assim, enquanto isso, sigo estudando.

Um grande abraço a todos.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.