quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Coisas que aprendi no 4ºEBA: O Foco deve ser revisto a cada uma hora

Antes do EBA eu tinha uma visão errada sobre a manutenção do foco numa noite de astrofotografia. Achava que eu devia acertar o foco no início da seção de fotos, e uma vez encontrado o foco perfeito, apertar o botão que trava o focalizador e não mexer mais nisso o resto da noite.

Descobri durante o EBA que isto é um terrível engano. O foco deve ser ajustado sempre que você vai fotografar um novo objeto, ou mesmo deve ser ajustado a cada uma hora, caso o número de frames seja elevado.
Existem muitos fatores que podem desajustar o foco durante a sesão de fotos, são eles: a movimentação do telescópio, a umidade, a dilatação dos componentes e mesmo a gravidade, que fazem com que, aos poucos, a câmera vá escorregando para baixo e se afastando milimetricamente do ponto focal. Na verdade menos do que um milímetro já é o suficiente para que a imagem perca o foco.

Muitas vezes não somos capazes de perceber a variação do foco durante a captação das imagens. Para isso, eu uso uma máscara de hartmann. Que é nada mais do que uma tampa com três furos ou mais, colocada em frente à objetiva do telescópio. A máscara de hatmann entrega na hora se a imagem está ficando desfocada.

A Mascará de Hartmann

Muitos astrônomos mais experientes preferem a máscara de Bartinov. Eu pessoalmente estou gostando muito da Máscara de Hartmann. Ela é tanto mais simples de fazer, quanto de usar. Basta pegar uma cartolina, fazer três furos e colocar em frente à objetiva. Isso faz com que a imagem de uma estrela triplique quando chega na ocular, ou no sensor da câmera. Basta então você ajustar o foco até que as três imagens virem uma só. Quando não for possível ver sinais de multiplicação da imagem, significa que o foco está perfeito.


Exemplos de Máscaras de Hartmann e a imagem formada por elas quando a imagem está fora de foco (acima) e com o foco perfeito (abaixo). (Fonte:Iceinspace.com)

Exemplo de máscara de Hartmann extremamente simples, mas funcional.

Telescópio com máscara de Hatmann

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.