sábado, 25 de fevereiro de 2012

Minhas primeiras fotografias de raios/relâmpagos

Raio atinge o centro do Guará, cidade Satélite onde eu morava e agora observo de minha varanda.
Ontem caiu em temporal aqui em Brasília. O tempo aqui anda louco. Cai uma tempestade na hora do almoço, o céu fica azul a tarde e ao anoitecer as nuvens estão pretas. Eram quase dez horas, ainda não estava chovendo no meu apartamento quando notei a chuva de raios que caia na direção do plano piloto.

Foi tudo muito rápido, nada estava preparado. Eu não tinha tripé por perto, nem cabo disparador e nem mesmo bateria ou cartão. Sai caçando tudo na correria e pelo menos achei os dois últimos. coloquei a câmera na janela e mesmo sem o cabo disparador consegui tirar fotos com 3 segundos de exposição sem que o movimento de apertar o botão disparada gerasse interferência na imagem final.

Eu na verdade já havia tentado fotografar raios outras vezes, mas foram tentativas frustradas que não geraram imagens que merecessem ser publicadas. Dessa vez, como você pode perceber pelas imagem que ocupam esse post, foi bem diferente.

Essa raio impressionante até parecia que queria destruir Brasília!
A foto que gerou a imagem do início do post, aqui vista por inteiro.

4 comentários:

  1. Oi Rodrigo!
    Estou contando os dias para minha mudança para Brasília e, vendo suas fotos, fico ainda mais inspirada. Afinal, é dito o céu mais bonito do Brasil!
    Adoro observar o céu e, sobretudo, tempestades. E gostaria de poder retratar belas imagens como essas. Mas não tenho equipamento adequado. Qual equipamento você me indicaria? Posso produzir imagens como essas com uma câmera compacta?
    Obrigada,
    E parabéns pelas fotos e pelo blog!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rodrigo!
    Adoro observar o céu e, sobretudo, tempestades! Existe algum equipamento diferenciado p/ esse tipo de fotos? Sou leiga no assunto, possuo apenas uma cybershot 10MP. Estou de mudança p/ Brasília e gostaria de produzir belas imagens, como as suas!

    ResponderExcluir
  3. Bianca, valeu pelos elogios. A primeira coisa que lhe recomendaria é comprar um DSLR, uma T3 da Canon seria um ótimo começo. É um outro mundo em relação a fotografia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Vou dar uma pesquisada nos preços!

      Excluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.