domingo, 15 de abril de 2012

Nebulosa da Lagoa - Minha melhor DSO urbana até agora



Como eu havia comentado no post anterior. Essa semana recebi em casa a visita do Fabrício Siqueira, um experiente astrofotógrafo que me visitou no meu apartamento, no Águas Claras. Durante a visita conversamos muito e o Fabrício me deu umas dicas. Ele examinou o céu sobre o meu apartamento e disse que eu ainda posso tirar muito do céu sobre a minha varanda. O macete seria tirar fotos com muito tempo de exposição e muitos frames, só isso tornaria possível fazer o pós processamento sem gerar muito ruído.

Quem tem acompanhado a minha carreira de astrofotógrafo até agora tem notado que, principalmente em área urbana, é raro eu tirar fotos com tempo de exposição acima de meia hora, mas após a conversa com o Fabrício eu vi que está na hora de começar. Depois de ele foi embora, vi que o céu estava muito limpo e resolvi tentar uma foto longa de M8, a Nebulosa da Lagoa, que já estava numa boa altura no céu.

Essa foto também marcará outra virada na minha técnica de astrofotografia. Reparem que o ISO usado foi 800, sendo que o padrão das minhas fotos anteriores era 6400, oito vezes mais elevado. Sim, eu gostava de usar ISO mais elevados por que era tentador captar a mesma quantidade de luz em menos tempo, mas houve uma grande discussão no Cosmofórum, principalmente devido a uma foto minha de Orion, sobre as vantagens e desvantagens de se usar ISO alto. Haviam alguns comentários de astrônomos mais experientes afirmando que o ISO alto, mesmo com a diminuição do ruído com o uso de um grande número de frames diminuiria o contraste da imagem final, e isso me preocupava.

Essa imagem da Nebulosa de Lagoa em ISO 800 que você vê acima, mesmo com frames razoavelmente curtos de 60 segundos, que teoricamente equivaleriam a frames de 7,5 segundos com ISO 6400, me surpreendeu totalmente pela sua qualidade e exibição de detalhes. É claro que é necessário um grande trabalho de alinhamento do telescópio para se conseguir 60 segundos de exposiçào sem rastro, mas estando no meu apartamento é mais fácil marcar a posição do tripé. Houve também um inesperado número de frames perdidos. Pois eu tinha na verdade capturado 125 frames, mas 40 deles apresentavam erros de acompanhamento. Apesar desse último problema, considerei a fototgrafia um sucesso. Os 85 frames restantes, que garantiram quase uma hora e meia de exposição geraram uma imagem muito superior às anteriores.

Nas próximas semanas que antecedem o EBA vou me dedicar a fotografar as nebulosas mais brilhantes aqui do apartamento. Quero fotografar A Nebulosa de Ômega e Trifida se possível com mais de duas horas de exposição e até tentar algumas galáxias (M51 está em boa posição).


Um grande abraço a todos!

5 comentários:

  1. Eu conhecir um fotografo q quer me vender um canon 5D me emprestou para tira um fotos DSO se eu gosto eu compro. estar em otimo estado
    valor: R$800,00

    ResponderExcluir
  2. Geovane, a 5D é uma câmera espetacular, o meu sonho em DSLR. Se ela tiver em boas condiçoes você conseguirá ótimas fotos. Tá barato demais essa câmera. ela é digital mesmo?

    ResponderExcluir
  3. Geovane Caramba, se tiver em boas condições, está muito mas muito barata mesmo!!!!!!!!!!!!!

    Rodrigo, espetacular imagem, e parabéns por vencer a tentação de utilizar um ISO de 6400, e usar o de 800, a imagem ficou muito definida e nitida!

    ResponderExcluir
  4. Tiago esta barato mesmo. No mercado brasileiro estar entre 9mil a 12 mil, mais ele comprou no japao em 2007 na epoca era 1200 ryus ou quase 2500 reais

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.