terça-feira, 24 de julho de 2012

QUINTO EBA - Primeiro dia, primeira imagem - Nebulosa Camarão

Nebulosa IC - 4628 - The Prawn Nebula
Alto Paraíso - Goiás - 18 para 19 de Julho de 2012
Exposição 20x240 segundos ISO 800
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Travelscope 70mm - DBK41AU02.AS
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+10darks e 10 offsets)
Pós-Processamento - Iris/Photo Shop 4.0

Chegou a hora de começar a mostrar minhas fotos do Quinto Encontro Brasileiro de Astrofotografia. como fiz ano passado, vou mostrar as fotos na ordem em que foram tiradas. E a primeira imagem que captei no Quinto EBA foi da Nebulosa Camarão (Prawn Nebula). Eu já havia fotografado esta mesma nebulosa no EBA do ano passado e também da minha varanda, uma semana atrás. Resolvi começar com ela por que seria um bom teste para ver como evoluí do ano passado para cá e também qual seria a diferença de se fotografar num céu sem poluição nebulosa. Apesar dessa nova foto aindar não estar perfeita, em ambos os casos a diferença foi enorme.

Posso dizer que é comparado com ano passado que a diferença foi mais gritante. É até engraçado pensar que eu tinha o mesmo telescópio, a mesma câmera, a mesma montagem e um céu até melhor do que o desse ano. O diferença do Setup é que modifiquei a câmera e troquei a Neximage pela DBK 41AU02.AS como câmera de guiagem. É claro que, principalmente a modificação da câmera fez diferença, mas acho que o maior fator, sem falsa modéstia, foi a minha evolução como astrofotógrafo, tanto da captação como no pós-processamento. Tive principalmente um cuidado maior com o foco.

Quando digo que a foto  não está perfeita, um dos motivos é que já nessa foto a minha montagem começou a apresentar um problema nas embreagens,  que não estavam travando. Eu descobriria como regular as embreagens depois, com a ajuda de dois amigos do CASB.

O céu esteve incomodamente nublado no começo do primeiro dia. Eu tinha até deixado o telescópio fotografando a Nebulosa do Cisne durante o jantar, mas perdi quase todos os frames por causa das nuvens e desisti de processar essa foto, além disso, os poucos que se salvaram estavam com rastros evidentes demais. Prawn Nebula foi a primeira captação bem sucedida.

Eu estava chamando essa nebulosa de Falso Cometa, porque ano passado, alguém havia me dito que esse era o nome dela. Mas no CosmoFórum me disseram que na verdade ela se chama Nebulosa Camarão (prawn Nebula). Então fica aqui a correção. Como há muito poucas fotos dessa nebulosa tirada por brasileiros publicadas na internet ficou até difícil confirmar o nome dela em português.

Comparação com a imagem feita ano passado (a direita)

4 comentários:

  1. Gostei Rodrigo, estrelas redondas e bem focadas, nebulosa bem definida.
    Parabéns ! Natan - CASB

    ResponderExcluir
  2. Imaginem o quem vem mais por ai... rssss. Parabéns Rodrigo, e que diferença héin. Mas tudo ao seu tempo essa evolução é mérito todo seu.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que bela imagem Rodrigo, ficou ótima!! Há a possibilidade de ver as imagens de seus companheiros do encontro também? Caso tenham blog e puder deixar um link, agradeço. Parabéns pela bela imagem, estamos esperando as próximas. Abraço

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Natan, Eldio e Cacio! Cacio, se eu puder vou disponibilizar sim.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.