quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Três fotos tiradas sob as nuvens do último dia de Quinto EBA

  Nebulosa do Haltere - M27
Alto Paraíso - Goiás - 21 de Julho de 2012
Exposição 16x120 segundos ISO 3200
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Não
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+16 darks)
Pós-Processamento - Photo Shop CS4

O último dia do Quinto EBA se dividiu em dois momentos. Até a meia noite foi marcado por muitas nuvens, o que dasanimou muita gente. Vários astrofotógrafos, que iriam viajar cedo no dia seguinte começaram a desmontar seus equipamentos logo depois da janta. O céu estava repleto de nuvens, mas não totalmente fechado. Só que essas nuvens andavam muito rápido e estavam por todo lado, impedindo, principalmente, o uso da autoguiagem.


Neste período de céu nublado, somente eu e mais um amigo ficamos fotografando. A maioria do pessoal estava desmontando seus telescópio e uns quatro ficaram esperando o tempo melhorar, mas sem fotografar.

Como eu disse não seria possível usar autoguiagem com nuvens correndo o tempo todo e toda hora bloqueando a estrela de guiagem. Então, se eu queria fotografar com aquele tempo, o único jeito seria contar com o alinhamento do telescópio. Felizmente, como era o último dia de EBA, eu fui melhorando cada vez mais o alinhamento da CG-5 nos dias anteriores, a ponto de conseguir 2 minutos de exposição, sem estrelas corridas, mesmo sem o uso da autoguiagem.

  Galáxia do Redemoinho - M51
Alto Paraíso - Goiás - 21 para 22 de Julho de 2012
Exposição 24x120 segundos ISO 3200
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Não
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+16 darks)
Pós-Processamento - Photo Shop CS4

Eu fui tirando várias fotos. É claro que muitas se perdiam por nuvens que passavam na frente. Em média perdi metados dos frames captados, mas no final fui recompensando com três fotos interessantes. 

Em M27, a primeira imagem deste post, apesar de eu já ter feito uma foto muito boa ano passado, essa nova chapa mostra a vantagem de se usar uma câmera modificada, com a parte vermelha da nebulosa aparecendo de forma bem mais clara. 

Já a Galáxia do Redemoinho, ou M51, já apareceu aqui no Blog só para constar como fail. Este é um dos objetos mais bonitos do céu, pois trata-se na verdade de duas Galáxias que estão se fundindo. A foto acima ficou legal, mas sei que com o meu setup dá pra tirar ainda mais.

A última foto é da Galáxia NGC 55, que faz parte do grupo de Escultor, do qual são membros NGC 253 e NGC 300. Trata-se de uma galáxia irregular, muito parecida com a Grande Núvem de Magalhães, com a diferença de que é vista de perfil, enquando a GNM é vista de frente (fonte: eternosaprendizes.com)

  Galáxia NGC 55
Alto Paraíso - Goiás - 22 de Julho de 2012
Exposição 18x120 segundos ISO 3200
Canon T2i modificada - ED 102mm F7 - CG-5GT
Guiagem - Não
Empilhamento Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 45 (+16 darks)
Pós-Processamento - Photo Shop CS4

Coloquei as três imagens no mesmo post por que elas foram tiradas da mesma forma, sob as mesmas circustâncias e achei que falar das três em posts diferentes ia ficar muito repetitivo. Falta somente uma foto para em encerrar o Quinto EBA, e é uma foto muito especial.

As fotos foram um pouco prejudicadas pela granda variação de temperatura que ocorreu no último dia do EBA. Só pra vocês terem idéia, lá pelas dez da noite eu estava com três blusas, mas à meia noite eu estava só de camiseta e as duas da manhã estava com três blusas novamente. Parecia que um bolsão de ar quente estava passando por Alto Paraíso. Essa diferença de temperatura com certeza prejudicou os dark frames, já que eles tem que ser feitos com a mesma temperatura dos lightframes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.