quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

As primeiras fotos que tirei com um telescópio refrator de 90mm - Júpiter, Saturno e Lua

Aproveitando que estou começando a falar de Astronomia aqui no meu blog, resolvi colocar aqui algumas fotos que tirei com meu telescópio. Estas foram as primeiras fotos que consegui tirar com ele.

A técnica foi mais do que simples. Eu aproximava a câmera, uma Polaróide de 1,3 megapixels ,da ocular e tentava fotografar a imagem que aparecia nela. Vejam os resultados:

Júpiter - Duas faixas enormes são visíveis. Essa imagem ficou até próxima daquilo que vejo com meus próprios olhos ao observar pelo Refrafor de 90mm, com a diferença que as quatro maiores luas do planeta seriam visíveis, inclusive suas sombras sobre o planeta.

Os anéis de Saturno ficaram claramente visíveis nessa fotografia, mas nem sinal da divisão de Cassini, que é claramente visível quando se olha pelo telescópio com seus próprios olhos.

A Lua vista por uma ocular de 25mm

Aqui uma vista da região da lua onde no momento da foto a parte iluminada se misturava com a parte sobre as sombras. Normalmente é onde se tem as melhores imagens das crateras lunares.

Aqui um belo detalhe que mostra os Montes Apeninos, com a grande Cratera Copérnico a esquerda..
 
Aqui podemos ver a espetacular cratera de Tycho (a direita). Repare que é possível ver que o impacto do meteoro espalhou material por centenas de quilômetros.
Estas fotos foram tiradas com um telescópio igual ao da foto abaixo, um refrator acromático com 90mm de abertura e 910mm de distância focal, fixado a uma montagem alt-azimuta.

Com um refrator de 90mm é possível tirar fotos melhores do que as que mostrei, para isso eu precisaria de uma montagem diferente (o tripé), uma câmera mais adequada e, é claro, praticar mais. Mas eu fiquei muito feliz com o resultado inicial.

Um grande Abraço

5 comentários:

  1. lEGAL ADOREI O RESULTADO JA TINHA DECIDIDO COMPRAR UM.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, sou iniciante, adorei as fotos e a simples idéia decolocar a camera na objetiva do tele, foi ótima. Elas refletem a imagem verdadeira gerada pelo telescópio? Eu queria saber se vc já teve a oportunidade de olhar através de um refletor 114mm? Ele seria melhor que o seu? Estou em dúvda para comprar um dos dois. Obrigado Mauricio (escorpiao91154@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Maurício, na verdade coloquei a câmera perto da ocular, e fotografava o que eu veria se colocasse os olhos lá. Quanto a qualidade do telescópio, nunca tive a oportunidade de compará-lo seriamente com um refletor de 114mm, mas o pessoal que conheço, diz que não consegue ver a sombra das Luas de Júpiter num refletor de 114mm, já num refrator de 90mmF10, elas aparecem perfeitamente no disco do planeta. Eu recomendaria para qualquer pessoa a compra de um Refrator como esse para começar Astronomia. Tanto que vendi o meu para um amigo que está absolutamente feliz com ele!

    Abraços
    Rodrigo

    ResponderExcluir
  4. Ficou otimo as fotos, mas eu n sei mt bem dessas coisas mas kkk, a foto do telescópio que vc colocou não seria na verdade um "refletor" e não um "refrator"? Me corrija se eu estiver errado

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.