quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

COMO COMECEI NA ASTRONOMIA


Não consigo me lembrar quando comecei a me interessar por astronomia. Lembro que desde muito menino ficava pertubando meus pais para que me comprassem um teléscopio. Quando eu tinha doze anos de idade, meus pais foram dar uma passada na zona franca de Manaus torrar um dinheiro que eles tinham ganho (na época eu morava no Pará) e fui logo pedindo que eles me trouxessem um na bagagem. 

Dias depois,  minha mãe ligava de Manaus, avisando que tinham comprado um violão. Mas viu que eu não tinha aceitado muito bem este presente. Passaram mais dois dias e eles ligaram avisando que tinham comprado uma raquete de tênis e novamente ouviram reclamações. Eles ainda compraram um kit de mergulho antes de finalmente comprarem uma pequena luneta de 40mm. O maior resultado disso foi a revolta de meus irmãos por eles terem comprados tantas coisas pra mim.

Infelizmente, hoje aprendi que não basta dar uma luneta para seu filho se ele quer praticar Astronomia e achar que está tudo resolvido. A luneta de 40mm era um desastre, com uma visão bem fraca da Lua e incapaz de mostrar mesmo as fases de Vénus, que, através dela, continuava apenas como uma estrela muito brilhante. Se juntasse o dinheiro de todos os presentes, certamente teria sido possível um telescópio no mínimo adequado. Mas eu não posso criticá-los. Eram tempos sem internet e de economia fechada e comprar um equipamento de Astronomia adequado não era nada parecido com o que é hoje. Eles provavelmente compraram o melhor equipamento que estava ao alcance mesmo. E no fim, infelizmente acabei usando a luneta somente pare espionar as pessoas que passavam na rua em frente a minha casa, principalmente as do sexo feminino.

Passaram-se muitos anos. Eu cresci. Fui para faculdade. Arranjei um emprego e um belo dia, resolvi entrar num site chamado Viagem ao Sistema Solar (http://www.vssbr.com/). Este site hoje pode parecer totalmente precário, sem nenhuma noção de conceitos básicos de designe e usabilidade na web, mas na época foi o que redespertou meu interesse pela Astronomia quando eu já estava me tornando um filisteu,. O Viagem ao Sistema Solar conseguia mostrar de uma forma encantadora todos os astros importantes que giram em torno de nosso Sol. Passei semanas o debulhando até que resolvi simplesmente imprimir todo o seu conteúdo na impressora do serviço. 

Como era de se esperar, eu não demoraria a voltar a sonhar com um telescópio. E como é típico de mim, tive que começar quebrando a cabeça. Comprei um telescópio da Tasco, com 50 mm, desses que você já deve ter visto embelezando vitrines em shoppings. Hoje percebo o horror que era aquele instrumento. Quando você usa um telescópio de verdade, nunca mais será capaz de usar um produto barato novamente. Ao menos o telescópio do Tasco foi capaz de me mostrar as luas de Júpiter pela primeira vez e  também os anéis de Saturno, embora de uma forma bem precária e sempre após um enorme esforço para alinhar e estabilizar o aparelho.  

É claro que, junto com o telescópio eu procurei conhecer melhor as constelações. Encontrei alguns bons programas que me ensinavam a tentar compreender o céu, mas era muito comum eu ficar totalmente perdido entre tantas astrelas. 

Com o tempo, consegui comprar um telescópio decente: um refrator de 90mm que consegui trazer dos Estados Unidos, através de um site que nem trabalha mais com telescópios (devem ter tido prejuízo com eles). O refrator de 90mm é um equipamento encantador, capaz de dividir os anéis de Saturno, ver as calotas polares de Marte ou mesmo ver a sombra das luas de Júpiter sobre aquele planeta quando passam em frente a ele. Consegui até tirar minhas primeiras fotografias do céu com aquele telescópio, mas continuei sofrendo por falta de conhecimento. Uma coisa que aprendi nesse tempo praticando astronomia foi: conhecimento vale muito mais do que um bom equipamento para se ter uma boa noite de observações.

Esse é um pequeno "resumo resumido" de minha vida de praticante de astronomia, até os dois de hoje. É um hobby que me cativa deste sempre, do qual às vezes, por necessidade, ou motivos práticos eu me afasto, mas sempre foi uma das coisas mais fascinantes que vi para se fazer. Imagino que, se existe um Deus, ele deve ficar muito orgulhoso de ver algumas de suas criações, mesmo as mais humildes, admirando e tentando entender sua obra, se perguntando: como vieram parar ali, se estão sozinhos e para onde irão.


Um grande abraço.

7 comentários:

  1. Prezado Andolfato, a Internet também me redespertou para Astronomia. Afinal, com a facilidade de encontrar boas imagens e matérias podia usar um pouco do tempo para adquirir mais conhecimento.
    Depois, aos poucos foi surgindo o VSS - Viagem ao Sistema Solar, um site dedicado exclusivamente ao Sistema Solar. Escrevia a matéria a caminho do serviço e filtrava as imagens obtidas na Web. Fiquei lisonjeado que o VSS tenha redespertado seu interesse à Astronomia!
    Atualmente mantenho um Boletim de Astronomia mensal com matérias somente sobre o Sistema Solar.
    Aliás, suas imagens são de boa qualidade, e se desejar, poderia divulgar na nova versão do VSS.

    ResponderExcluir
  2. Esse post me deu esperança para recomeçar na astronomia. Juntei meu dinheiro e comprei um telescópio de pequeno, mas estou feliz com tudo isso. Muito obrigado Rodrigo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, sou novato em astronomia, tenho um celestron c6 com gps, mas não sei como alinhar ele. Estou próximo a Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. Não sei utilizar o Nexstar. Tem algum tutorial para ensinar como posicionar o telescopio corretamente, e usar o Nexstar. Grato. LLMTS@UOL.COM.BR

    ResponderExcluir
  4. Oque houve com http://www.andolfato.blogspot.com/2009/05/como-me-tornei-analista-do-banco.html sua história sobre estudos para concurso publico era referencia no meu blog http://pensamentosupremo.blogspot.com.br/p/paginas-que-valem-pena-visitar.html

    ResponderExcluir
  5. Sem dúvidas, adorei sua história, e eu tenho uma paixão comum, espero que você continue assim, gostei do site http://www.vssbr.com/ :D tenha um bom dia..

    ResponderExcluir
  6. Começei na Astronomia lendo um livrinho que nem existe mais (Série Prisma Astronomia), e depois também fiz meus pais comprarem uma luneta que era de apenas 30 mm . Claro que eu pedi as lentes para montar uma luneta caseira como mostrava naquele pequeno livro . Como não encontraram quem entendesse o que era distância focal ,acabaram comprando a luneta minuscula mas de boa qualidade (Japonesa) . Com ela vi os satélites de Júpiter e fases de Vênus, além da Lua claro.
    Realmente com treino é possivel ver muito, e eu tinha 9 anos .Com 14 já fiz eles comprarem uma de 60 mm , assim que começa a vida de observador ...

    ResponderExcluir
  7. Inspirador, atualmente tenho apenas um gallioscope, que pelo preço foi um ótimo investimento, mas um dia eu terei algo com uma abertura decente.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.