segunda-feira, 11 de abril de 2011

Minha segunda foto do Sol com um Coronado PST: Uma pequena evolução

A chuva voltou com tudo aqui em Brasília. Quando eu achava que finalmente teríamos um fim de semana com céus limpos, as nuvens cobriram tudo com força.

Mas hoje a tarde, durante uns vinte minutos, o Sol apareceu e eu corri para a janela com o Coronado PST tentar tirar algumas fotos, com uma CyberShot da Sony presa ao telescópio a um adaptador.

Em um período tão curto, não deu para testar quase nada, mas consegui a imagem abaixo de alguns flares solares que apareciam.

Flares solares no dia 10/03/2011.
Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


É uma imagem simplória. Quem conhece o pequeno Coronado PST sabe que ele é capaz de muito mais do que isso. Mas eu estou aprendendo mesmo e não seria tão divertido se fosse fácil não é?

Em comparação com a minha foto anterior, já há uma evolução visível. Os flares solares estão mais definidos. É uma pena que seja difícil para mim usar o Coronado PST durante a semana, pois eu trabalho de Dia, eu poderia fazer mais testes com as câmeras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.