quinta-feira, 19 de maio de 2011

Estreando a Celestron Neximage

Essa semana chegou pelo correio mais um brinquedinho para as minhas noites de astrofotografia, uma pequena webcan da Celestron chamada Neximage. Comprei essa câmera por que depois que tive a experiência de tirar fotos com foco direto com a Canon T2i, comecei a perder a paciência com as fotos em modo afocal, que usam um adaptador que facilita muito a vida de quem não pode usar foco direto, mas que são um exercício de paciência para alinhar a câmera a ocular, sem contar que geram aberração cromática quando são usados com oculares mais simples.

A Neximage pelo que vi, é simplesmente a antiga e consagrada Philips SPC900 dentro da carcaça feita para Celestron, que já vem pronta para conectar ao telescópio (o próprio site da Celestron diz para usar os drivers da SPC900). Não sei se comprar pela Astroshop, como eu fiz, é a melhor solução, mas foi a que melhor atendeu as minhas necessidades.

Instalar a Neximage foi um parto, tanto que devolvi a primeira para a Astroshop achando que não estava funcionado. Agora desconfio que talvez ela não estivesse estragada, apenas tem uma instalação muito complicada. Só consegui instalar após seguir as instruções deste site, pois no site da Celestron nenhuma das soluções apontadas por eles funcionou.

Usar a Neximage também não é simples, foram mais de uma hora até conseguir deixar a imagem razoavelmente nítida na tela do computador, mas até que foi divertido e algo relaxante e não um exercício de paciência como era ajustar a ocular a câmera através de um adaptador regulável.

Ontem resolvi testar a Neximage. O céu no Guará é muito complicado, sempre que aponto o telescópio para Saturno a imagem está absurdamente oscilante, como se estivesse vendo o planeta através da água. mesmo assim, com um vídeo de 100 frames, consegui a imagem abaixo:


Saturno fotografado com uma Neximage, um refrator ED de 102mm/F7 e duas Barlows 2x
 Eu tenho certeza que consigo fotos melhores do que essa, principalmente na chácara, onde o céu é muito mais estável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.