quarta-feira, 25 de maio de 2011

Eta Carinae (NGC 3372) - Minha primeira foto de uma nebulosa

Eu estou na chácara, a vinte quilômetros de Uberlândia, aprendendo a trabalhar com meu setup para astrofotografia. Por isso, ao invés dos aglomerados estelares que caçava da janela do meu apartamento, estou procurando outros objetos astronômicos, como galáxias e nebulosas.

Comecei com a nebulosa de Eta Carinae. A grande dificuldade para este tipo de foto é com certeza o alinhamento da montagem equatorial. É muito fácil alinhar uma montagem equatorial quando seu objetivo é apenas observação. Com um alinhamento meia boca um planeta pode ficar até mais de dez minutos no campo de uma ocular de grande aumento antes de se esconder, uma nebulosa numa ocular de pouco aumento então! pode ficar muito mais, mas para astrofotografia o alinhamento nunca pode ser meia boca, tem que ser perfeito.

Ontem eu devo ter ficado quase três horas alinhando a montagem. É um trabalho infernal. Mexe pra lá, mexe pra cá e rastros continuavam aparecedo nas imagens. Às vezes parece perfeito quando você vê a imagem sem zoom no LCD da câmera parece que está perfeito, mas é só dar um zoom e lá estão as estrelas, correndo pra lá e pra cá.

Por isso, o melhor que consegui ontem foram quinze segundos de exposição, que foi compensado com aumento digital na hora de processar as fotos.


Eta Carinae - Foto tirada com 15frames de 15 segundos, utilizando um Telescópio Orion 102mm ED, uma Canon T2i e montagem Celestron CG5
 Com tudo isso, fica aqui o registro de minha primeira imagem de uma nebulosa, Eta Carinae - NGC 3372

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.