sábado, 14 de maio de 2011

Fotos Astronômicas tiradas da janela do apartamento - NGC 4755 e NGC 5139

Essa semana eu consegui alinhar meu telescópio mesmo estando na apertada varanda do meu apartamento. Melhor ainda! Marquei a posição dos pés do tripé com fita crepe. Isso é fantástico. Eu levei duas horas para alinhar seu telescópio no primeiro dia, mas no segundo, com a posição do tripé devidamente marcada no chão, gastei cerca de dois minutos, o que foi fantástico. Está costuma ser a parte mais trabalhosa.

Eu fotografei vários objetos ontem. Vou mostrar aqui dois que eu já mostrei antes, mas acho que agora estão em imagens muito mais bonitas, pois eu estou aprendendo a dominar melhor o programa Deep Space Stacker (DSS), pois estou usando os chamados Dark e Flat Frames. Dark frames são fotos que você tira com o telescópio tampado e flat frames você tira colocando uma folha branca na frente do telescópio e ilumina com uma lanterna.

Abaixo vemos a Caixa de Joias (NGC-4755), no alto da foto, um pouco a esquerda. Também vemos embaixo, a direita, a brilhante estrela Mimosa, no Cruzeiro do Sul. Repare na estrela vermelha abaixo dela, cheguei até a achar que era um hot pixel da câmera, mas ela foi realmente captada vermelha assim. Essa foto foi feita com cinco frames de 15 segundos de exposição.


Abaixo vemos Omega Centauri, o espetacular Aglomerado Globular na Constelação de Centauro. Essa foto foi conseguida através de 12 frames de 15 segundos de exposição cada, empilhados no DSS e tratado no foto shop. Eu me esforcei muito para não dar um aspecto artificial a imagem. Também foi a primeira foto que tirei com mais de 5 frames.

Está é com certeza minha melhor foto astronômica até agora.


Abaixo vocês podem me ver no local onde as fotos foram tiradas, em plena ação. É claro que antes de começar a tirar as fotos eu apago a luz. Minhas condições não estão fáceis. Eu estou limitado a pequena janela onde a rede aparece e a poluição luminosa no Guará é terrível, mas a gente não desanima.

Fui pego!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.