terça-feira, 17 de maio de 2011

NGC 3532

Esse é a última de uma série de fotos que tirei quinta-feira passada. A demora para ter publicado esta foto foi por que eu simplesmente não sabia de que objeto se tratava. Eu vi esse belo aglomerado na ocular do meu telescópio, posicionei e acertei a câmera e tirei as fotos. Depois fui no Stellarium tentar localiza-lo, mas encontrei dificuldades.

Acabei descobrindo qual era ao navegar pelo Flickr de um usuário do Cosmofórum, fórum da internet que reúne grande parte dos maiores feras da Astrofotografia brasileira.


Eu não gostei tanto da foto anterior, achei que ao tentar deixar o fundo mais escuro, mais estrelas do que eu queria desapareceram na imagem, por isso resolvi publicar também a imagem com mais brilho. Embora meio avermelhada, é muito mais rica em detalhes.

Essa imagem abaixo também é mais fiel ao céu como ele estava na hora, devido a grande poluição luminosa da área urbana onde eu me encontrava.


E você, de qual gostou mais?

Essas imagens foram registradas através de cinco frames de 15 segundos, empilhados no excelente programa Deep Sky Stacker e tratadas no Photoshop. O equipamento é o de sempre: Telescópio Refrator ED de 102mm, Câmera Canon T2i e Montagem Celestron CG5. O Sítio foi a janela da varanda do meu apartamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.