sexta-feira, 17 de junho de 2011

A Via Láctea vista da chácara

Essa é uma das últimas fotos que devo mostrar tirada durante minhas férias na chácara, até por que o ENOC está se aproximando.

A foto tirada abaixo tem o interessante aspecto de ter sido tirada sem telescópio, que foi substituido na montagem Celestron CG5 pela câmera T2i da Canon. Como a montagem já estava alinhada desde o dia anterior e o aumento é muito menor do que com o telescópio, consegui tirar fotos de até 5 minutos de exposição. Foram 5 frames com ISO 800.

O resultado você confere abaixo:

Clique na imagem para ver em tamanho maior!


3 comentários:

  1. Nossa kra, que foto perfeita... Como conseguil? Eu tenho uma GE X400 e queria saber se dá pra tirar fotos assim com ela!!! segue o que ela tem!!
    Objetiva: 27-405mm
    Abertura: F/3.0-6.6
    Velocidade: 1/2000-30s
    ISO (ASA): 80-3200

    ResponderExcluir
  2. Lizardo tudo bem... acho que o Rodrigo ainda não viu esse comentário por ser uma postagem antiga. Veja bem, essa foto é resultado de 5 fotos em ISO 800 feitas com uma Canon T2i talvez com uma lente 50mm ou a 18-55, mas foi utilizada a montagem CG5 que é a base do telescópio dele, essa montagem é motorizada então ela faz o acompanhamento dos astros depois de estar alinhada com o polo Sul celeste. Assim ele consegue fotos de até 5 minutos de exposição, usando o "BULD" da Canon que é selecionado para fotos acima de 30". São várias fotos empilhadas no software DSS (Deep Sky Stacker) e processadas, depois pode utilizar outros como o Photoshop ou o que vc gostar mais para dar um acabamento final. Se vc for fazer apenas com o tripé é bom que esteja em um lugar bem escuro e vc vai calibrando as fotos com tempo de exposição para que as estrelas não fiquem com rastro e também com uma ISO que não estoure muito, vá verificando como ficam e depois que chegar a um acerto faça muitas fotos e depois é só empilhar no DSS e ir ajustando. Estou falando no caso de vc não usar montagem motorizada, pois dai vc terá que usar o tempo de exposição adequada ok. Tem que fazer pra praticar, só com a prática é que vc vai conseguir fotos boas, experimente é muito bacana.
    Abraço, Cadore.

    ResponderExcluir
  3. Blog muito bom brow ! Vou comprar meu primeiro telescopio, pode dar uma dica? Estou muito indeciso, o primeiro e de 90 mm e o segundo e mais potente mais sem tripe...segue os links wlw http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/90az-detail ou http://armazemdotelescopio.com.br/loja/index.php/home/telescopios/otamak102-detail

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.