terça-feira, 12 de julho de 2011

M104 - Minha primeira foto da Galáxia de Sombreiro

A Galáxia de Sombreiro é um dos objetos celestes que conheço a mais tempo. O principal motivo é que sempre considerei está galáxia o objeto celeste mais bonito de todos. Por isso, desde que comecei pra valer na Astrofotografia, este, junto com a Nebulosa de Águia, era um dos objetos que mais sonhava em tirar uma bela foto.

Mas a verdade é que M104 não é um objeto fácil. Pra começar é difícil de achar, mesmo no céu escuro da chácara onde meus país moram era impossível conseguir visualizar esse objeto na minha buscadora de 50mm, me obrigando a tirar a câmera do telescópio para encontrá-lo depois de várias subidas e descidas. E quando eu conseguia finalmente colocar o Sombreiro no campo de visão, o telescópio teimava misteriosamente em desalinhar.

Mas no 17. Enoc o céu da Chapada dos Veadeiros ajudou muito. M104 apareceu facilmente na buscadora e eu estava começando meus primeiros passos na autoguiagem o que me possibilitou pela primeira vez tirar uma foto digna de publicação.


Foram apenas seis frames de 60 segundos. Eu poderia ter sido mais ambicioso na exposição e na quantidade de frames, mas para uma primeira foto, até que ficou razoável. Este é um objeto que pede o uso de uma boa barlow e na próxima oportunidade, eu irei usá-la.

2 comentários:

  1. Caramba vey tu ta ficando cada vez melhor
    parabéns

    ResponderExcluir
  2. Minha filha só queria saber do celular isso estava me deixando muito preocupado, então um amigo me falou
    que estava passando pelo mesmo com o filho dele e falou sobre um programa que usa, então resolvi instalar no celular da minha filha e vi tudo que ela estava aprontando escondido no celular, agora consigo impor limites e se não fosse esse programa não conseguiria ver o que estava fazendo é realmente muito bom eu recomendo. https://brunoespiao.com.br/espiao-de-viber

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.