sábado, 9 de julho de 2011

M33 - Uma galáxia difícil de deixar bonita

Clique na imagem para ver maior!

Mais uma foto interessante que tirei no 17. Enoc: M33, ou galáxia de Triângulo. Estou publicando esta foto por que não conseguia mais olhar para está galáxia, tentando deixar ela da forma como eu esperava. É realmente um objeto muito difícil de tratar.

Acho que o principal problema que vi, foi o fato de minha Canon T2i não ser modificada (mas talvez mais frames teriam feito a diferença). Eu vi muitas fotos de M33 que mostram suas nebulosas vermelhas pontilhando a Galáxia. É realmente muito bonito, mas com um "maldito" filtro para luz infravermelha na minha câmera, as nebulosas somem. Isso também acontece com minha foto de Andrômeda, apesar dela ter ficado excelente.

Acho que é um preço que pagamos quando vamos adquirindo maior conhecimento, vamos percebendo as falhas em nosso equipamento, por exemplo, tenho notado um coma razoável no campo de visão do meu telescópio.

Mas nem tudo são reclamações, essa foi uma das poucas fotos que tirei onde a autoguiagem funcionou realmente 100%, por isso foram sete frames de 4 minutos. Eu poderia até ter baixado o ISO e tentado exposições maiores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.