domingo, 17 de julho de 2011

Testando o redutor focal para Neximage

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

Época de Lua cheia costuma ser quando eu tiro fotos do Sol. Esse fim de semana aproveitei para testar um redutor focal para a Câmera Neximage, o Neximage Lens Reducer. Adquiri este produto principalmente para aumentar o campo de visão da autoguiagem, na esperança de captar mais estrelas com o PHD Guiding (o programa que faz autoguiagem). Mas outra utilidade interessantíssima desse redutor focal é poder enquadrar totalmente o Sol no campo de visão da Neximage ao usar o Coronado PST, algo que seria impossível antes. Como a Neximage equivale a uma ocular de 5mm, o Sol acaba ficando grande demais nela.

No começo parecia que não ia funcionar. Por mais que eu fizesse ajustes o Sol fazia foco na câmera, até que eu percebi que não devia apenas encaixar o redutor na Neximage, mas tirar o extensor da própria câmera e trocar pelo redutor focal. Fazendo isso o Sol focou na webcan imediatamente.

Imagino que esta foto poderia ficar bem melhor em condições diferentes, pois já eram quase cinco horas da tarde, tinha uma grade na janela onde eu usava o telescópio e a atmosfera aqui no Guará é muito turbulenta, mesmo assim ficou uma foto aceitável. Ah, é claro! Quando o Sol começar a entrar em atividade para valer é que as coisas ficarão divertidas.

Eu tirei vários vídeos, aproveitando os duzentos melhores frames de um vídeo com 1400. Abaixo uma imagem do meu sítio de trabalho.

Repare que no momento enquanto eu fotografava o Sol, o telescópio estava quase horizontal

Um comentário:

  1. Tenho um Celestron NexStar 8SE e gostaria de ter uma visão completa do Sol (ou da Lua) também na camera (uma ASI 120MC). Mesmo após a adição de um redutor focal 0,5x, o campo de visão do Sol ainda é aproximadamento 1/4 do que tenho no campo de visão obtido diretamente na ocular. Tens idéia do que ainda pode ser feito? Hoje (02/07) fiquei frustrado porque mesmo vendo o eclipse pela ocular, não consegui registrar o evento no PC, já que a câmera só conseguia registrar 1/4 do sol. Ah, também sou de BSB - Águas Claras.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.