quarta-feira, 3 de agosto de 2011

4º EBA - Primeiro dia - Primeira Foto - M7 (Aglomerado aberto de Ptolomeu)


O primeiro dia de EBA foi o mais complicado. Posso dizer que foi o único que não considerei bom. O grande problema dos primeiros dias na chápada é que saio do serviço e já vou para o evento. Então acordo seis e meia da manhã, arrumo minhas coisas e vou trabalhar. Minha esposa me pega no serviço às duas da tarde para irmos para a chápada. Daí é ficar acordado até as cinco da manhã e isso acaba comigo.

Para complicar as coisas de vez, o primeiro dia do EBA foi marcado por nuvens que enfernizaram até as três da manhã. Eram o pior tipo de nuvens, daquelas que estão o tempo todo lhe dando esperanças de que as coisas podem melhorar, mas estão sempre te enganando.

Eu via um local no céu sem nuvens, apontava o telescópio para lá e de repente estava tudo nublado ali. Via uma outra área que agora estava limpa e virava o refrator para lá. De repente era lá que estava nublado e onde eu estava antes limpava como mágica. Imagina o que acontecia se eu voltasse para lá?

Cansado dessa brincadeira e sem ter feito nenhuma foto mais de seis horas depois de ter chegado. Resolvi largar meu telescópio apontado para o aglomerado aberto de Ptolomeu (M7) e deixar ver o que acontecia. Tirei cerca de 30 fotos de 45 segundos. O resultado é que só pude aproveitar 4, que compõem a imagem acima.

A foto foi feita sem guiagem, pois seria impossível manter uma estrela de guiagem com o céu nublado. O alinhamento polar foi feito tem auxílio de luneta polar, mas mesmo assim eu consegui quarenta e cinco segundos praticamente sem rastros, o que foi uma vitória (no dia seguinte eu conseguiria uma luneta polar e as coisas melhorariam ainda mais). Para dar uma forçada na imagem, aumentei o ISO para 3200.

Em casa, empilhei as quatro imagens sobreviventes no Deep Sky Staker e dei um stretching no Iris. Mais alguns ajustes em editores de imagens e consegui o resultado acima, que em minha opinião, foi até melhor do que o esperado.

Na foto, eu adorei o homenzinho correndo desesperado no alto da foto, à esquerda! Trata-se da nebulosa escura Barnard 287. Ela não tem relação com M7. É muito maior e está muito mais distante, compondo a imagem de fundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.