sexta-feira, 5 de agosto de 2011

4º EBA - Primeiro Dia - Última foto - M31 - Galáxia de Andrômeda



Já era bem tarde e estava muito frio quando, no primeira dia de EBA, eu resolvi partir para a terceira e última foto da noite. TrÊs fotos é um número que, devido as condições enfrentadas naquela noite nublada, era até bem razoável.

Decidi ir para Andrômeda, galáxia que havia me rendido uma boa foto no 17º Enoc, um mês atrás, mas onde eu havia falhado no enquadramento da imagem, deixando um pedaço de fora.
O resultado vocês podem ver acima. Sinceramente, a sensação que dá é que a única coisa que consegui melhor visivelmente na foto foi mesmo o enquadramento. Eu tinha tirado um tanto bom de frames, mas para variar, a maioria ficou ruim. Ontem vi alguns astrônomos mais experientes comentarem que o seeing na chápada não estava bom e isto pode ter sido o culpado de eu perder tantos frames.

Só consegui aproveitar 5 frames de uns quinze que havia tirado (um a menos do que na foto anterior). Muitos estavam corridos, outros estavam tremidos. O tempo de exposição foi o mesmo de antes, três minutos em ISO 1600. Depois de alguns frames o programa de autoguiagem começou a perder a estrela e eu estava cansado demais para perceber que era a luneta de guiagem que estava embaçando. Faziam cerca de 22 horas que eu estava acordado e decidi que era hora de dormir. Foi triste perceber que, às quatro da manhã, o céu estava maravilhoso depois de ter passado a noite toda ruim, mas eu estava cansado demais e haviam ainda mais três dias pela frente. Era hora de descansar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.