sábado, 6 de agosto de 2011

4º EBA - Segundo Dia - Primeira Foto - Rho-Ophiuchi


O segundo dia do EBA foi com certeza o mais fraco que tive em relação ao que poderia ter conseguido. É claro que alguns vão pensar que eu estou sendo muito exigente com meu desempenho, mas eu realmente esperava mais do que consegui. O segundo dia do EBA foi para mim, o dia das fotos mais ou menos (o terceiro dia é disparado o melhor. Aguardem!!!)

A primeira foto da noite, de Rho-Ophiuchi, por pouco não foi para a lista de fails. Muita coisa está errada nessa foto. O Enquadramento podia ser melhor. O aumento é demais (esse objeto é melhor fotografado com uma lente de 135mm ou parecida), a câmera não é modificada, o que diminui o contraste. Tudo isso contribuiu para uma foto que não me deixou feliz, apesar de eu ter conseguido aproveitar razoáveis 12 frames de 3 minutos, totalizando mais de meia hora de exposição em ISO 1600.

Alguns astrônomos mais experientes que estavam no EBA comentaram que Rho-Ophiuchi é um objeto que realmente sai feio nas fotos e que exige muito processamento. Mas o José Carlos Diniz, que estava ao meu lado, conseguia tirar fotos maravilhosas num tiro só. Mas ele é outro nível né? Um dia eu chego lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.