domingo, 7 de agosto de 2011

4º EBA - Segundo dia - Segunda foto - A Pequena Nuvens de Magalhães


Durante o segundo dia do EBA, eu prestei atenção numa coisa muito legal que os astrônomos mais experientes fazem no começo da noite. Eles identificam a posição do polo com um binóculo, para ver as estrelas pouco brilhantes que estão no local e apontam o laser para lá, com um tripé. sinalizando para todos a posição do polo sul celestial.

Depois disso, basta apontarmos o telescópio polar de nossas montagem para onde o laser aponta e termos um alinhamento fantástico em segundos, ao invés de passar meia hora tirando fotos, como eu costumo fazer. Eu não tinha um telescópio polar para minha montagem, mas felizmente havia um amigo que também  possuía uma CG-5 e que tinha esse telescópio, que é móvel e pode ser retirado da montagem. Assim eu consegui um alinhamento polar como nunca havia conseguido antes. Em média eu conseguia um minuto e meio de exposição sem que as estrelas corressem, isso para objetos no Zodíaco. Para aqueles próximos ao polo sul celestial, cheguei a conseguir até três minutos de exposição sem que as estrelas ficassem ovais, mesmo com a alto guiagem desligada. É o que você pode ver na foto que está neste post.

O alvo foi a Pequena Nuvem de Magalhães, uma das galáxias satélites da Via Láctea. Eu não conhecia muito bem esse objeto e como ele é muito grande para o campo de visão do meu telescópio, escolhi um pedaço que me pareceu mais interessante, com algumas nebulosas evidentes. Deixei o telescópio apontado para lá e consegui nove frames bons de 3 minutos que compõem a foto acima. Abaixo coloquei a mesma foto, mas, com a ajuda do Google Earth, apontei os objetos mais evidentes da foto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.