domingo, 7 de agosto de 2011

4º EBA - Segundo dia - Terceira foto - NGC 246 e NGC 255



Na terceira foto que tirei no segundo dia de EBA, o alvo era NGC 246, uma interessante nebulosa planetária na constelação de Baleia, mas para minha surpresa, uma galáxia apareceu bem nítida na foto também, que descobri se tratar de NGC 255, uma galáxia em espiral de magnitude 11.8.

Para essa foto consegui aproveitar 5 frames de 4 minutos de duração. então é claro que aqui a autoguiagem teve que trabalhar, mesmo com o ótimo alinhamento polar conseguido através da falsa estrela polar feita com laser.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.