sábado, 13 de agosto de 2011

4º EBA - Último Dia - Primeira Foto - M27


O último dia do EBA foi o mais curto para mim. Eu tinha que trabalhar no dia seguinte e por isso não podia ficar acordado até amanhecer, como fiz nos outros dias, o que foi uma pena. Para piorar a situação eu gastei boa parte da noite tentando tirar fotos de DSOs com a Barlow até ter consciência do quanto isso ia ser difícil. Alguns poucos frames bons que restaram mostram que isso pode valer muito a pena, mas vai exigir mais esforço do que eu imaginava, exigindo exposições quatro vezes maior do que sem o uso da barlow. Fica para a próxima.

Depois de gastar todo o período antes da janta e mais uma hora, resolvi desistir da barlow e tirar fotos sem ela. Como estava com o telescópio já apontado para a Nebulosa de Haltere - M27, resolvi tirar alguns frames dela sem a barlow, o que me rendeu cinco frames bons.

A foto acabou apresentando uma boa evolução em relação as fotos anteriores que tirei desta nebulosa, mas não é das mais interessantes que tirei durante o EBA. Eu ainda quero tentar fotografar M27 com a Barlow. Será uma questão de paciência, algo que sinto que às vezes me faltou durante o evento, principalmente quando o tempo ia passando e eu ficava com a sensação de que a noite não estava produtiva. São lições como essa que eu trago do EBA.

A comparação com a foto que tirei uma semana antes, para os ensaios do EBA, mostra uma razoável melhora. Destaque para o foco!
Lembrando que a foto foi tirada com a Canon T2i não-modificada acoplada ao telescópio refrator Orion Premium Ed 102mm sobre a montagem Celestron CG-5GT. Para a autoguiagem foi utilizado o telescópio Celestron Travelscope 70mm, uma câmera Celestron Neximage não modificada ligada ao telescópio via PC através de um capo GPUSB da Shoestring.

Antes de dormir eu tirei somente mais uma foto. Felizmente considero a minha preferida até hoje. Deixo isso para o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.