terça-feira, 2 de agosto de 2011

Chegando do 4º Encontro Brasileiro de Astrofotografia

Eu no terceiro dia de evento, com o grande José Carlos Diniz de vizinho
Cheguei hoje do 4º Encontro Brasileiro de Astrofotografia. Foi uma experiência fantástica, uma oportunidade excelente para conhecer grandes astrofotógrafos, fazer novos amigos e reforçar laços com outros, trocar muitas ideias e, principalmente, aprender muito.

Eu confesso esperava mais do meu desempenho, uma série de trapalhadas da minha parte e um embaçamento constante da luneta de autoguiagem me atrapalharam muito, mas eu aprendi demais com meus erros e com conselhos que recebi durante o EBA. Mesmo assim consegui umas três fotos que vão mostrar um bom desenvolvimento e também outras que não ficaram tão boas, mas que merecem ser publicadas.

Fiquei muito impressionado com algumas imagens que vi de outros astrofotógrafos, muitas delas, mesmo sem nenhum tratamento, me impressionaram e fiquei feliz de saber que o Brasil possui gente muito boa em astrofotográfia, embora sejam tão poucos.

Eu fiquei justamento ao lado do José Carlos Diniz, um dos mais respeitados do Brasil. Foi uma grande oportunidade de conhecer não só uma referência na área, como uma figura sempre disposta a nos ajudar em praticamente qualquer assunto referente a astrofotográfia.

Nas próximas semanas eu vou publicando meus processamentos. Vou tentar fazer em órdem cronológia. As fotos vão me ajudar a lembrar melhor os acontecimentos e quem sabe eu possa contar algumas histórias legais sobre o 4º EBA.

Eu vou considerar os quatro dias na Chápada como sendo EBA. Na verdade, formalmente os dois primeiros dias foram de ENOC (Encontro Observacional do CASB) e somente os dois últimos foram EBA, mas para facilitar minha organização, prefiro chamar o evento com um único nome, até por que não houve diferença entre os dois dias de ENOC e os dois do EBA. Em todos, o objetivo de maioria era fotografar.

Um grande abraço a todos
Rodrigo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.