terça-feira, 9 de agosto de 2011

Fernando Pinheiro - Um dos melhores astrofotógrafos Brasileiros esteve no Quarto EBA

Durante o Quarto Encontro Brasileiro de Astrofotografia, conheci o Fernando Pinheiro. Infelizmente ele estava longe de mim e não tivemos muito contato, mas pude notar o respeito que todos os outros astrofotógrafos tinham por ele, só comparável ao respeito que demonstravam pelo José Carlos Diniz.

O Fernando inclusive deu uma palestra sobre processamento de imagens durante o evento. Infelizmente eu estava dormindo durante a palestra (o que é perdoável quando se vai dormir às seis e meia da manhã). Mas depois de voltar para Brasília e ver do que este astrofotógrafo é capaz, me deu arrependimento de não ter feito um esforço para acordar. Vejam a foto de Andrômeda que ele tirou durante o evento. É uma das melhores que já vi até hoje. Isso que ele não estava com seu telescópio principal


A Fantástica imagem de andrômeda tirada pelo "Nando Pinheiro"

Conforme o próprio deixou registado no site da APAA a imagem foi obtida com um TMB92 f/5.5 em uma E-6 guiada por um CCD Lodestar e um OAG da Astrodon. O CCD foi um OSC ST8300C, a apartir de 13 subs de 10 minutos com flats, bias e darks aplicados.

É uma foto memorável que com certeza marcará esse Quarto EBA. O Fernando Pinheiro é certamente um dos melhores astrofotógrafos do Brasil, e um dos poucos que posso dizer que é de nível internacional.

Ele enfrenta um problema chato da coluna, e eu torço demais para que ele supere isso e continue nos proporcionando imagens maravilhosas.

Não deixe de visitar a página dele e ver do que ele é capaz. Vamos torcer para que ele não demore a colocar mais imagens do Quarto EBA por lá!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.