segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Minha primeira foto de Júpiter com o Orion Premium ED


Eu ainda não tinha tirado uma foto de Júpiter com o meu setup novo. O grande problema é que o planeta ficou muito tempo atrás do Sol e nós últimos meses tem aparecido muito tarde, sendo que na janela do meu apartamento, virada para o leste, é ainda impossível vê-lo antes do amanhecer (talvez até seja possível, mas eu nunca fiquei acordado até tão tarde, rsss). Além disso, quando eu tive a oportunidade de vê-lo durante o Enoc  e o EBA, estava tão concentrado com objetos de céu profundo que não dei chance para o gigante gasoso.

Mas esse fim de semana, na pousada Citates, perto de Formosa, a Lua apareceu cedo e matou qualquer chance de uma boa foto de alguma nebulosa ou galáxia. Então o negócio foi tentar minha primeira foto de Júpiter com o Orion premium ED de 102mm. Para isso usei a Neximage, acoplada a duas Barlows para aumentar em 4 vezes a distância focal do telescópio.

Infelizmente na horário em que eu fotografava o planeta, ele ainda estava muito baixo no horizonte e por isso a imagem foi prejudicada. Reparem que ela ficou esverdeada embaixo e em cima. O Sandro Rosa, astrofotógrafo mais experiente que estava comigo, disse que se Júpiter estivesse mais próximo do Zenite, isso não aconteceria.

Realmente o seeing não estava bom sendo daqueles momentos em que parece que você estava vendo o planeta debaixo da água, então para as condições enfrentadas, a foto ficou razoável. Imagino que ainda poderei conseguir imagens muito melhores de  Júpiter e isso me deixa feliz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.