quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Reprocessamentos de imagem do EBA - NGC6334 - Nebulosa pata de Gato - Close na Pata

A diferença entre a foto anterior ficou mais nos detalhes, mas gostei do resultado. Clique para ver em tamanho maior. Ficou muito bom

De vez em quando todo astrofotógrafo pega os frames de imagens que já processou, publicou, recebeu comentáriosm que quase ninguém se lembra e dá uma reprocessada.

Passado um mês do EBA, eu me lembrei que não estava tão satisfeito com o resultado da minha foto da nebulosa Pata de Gato. Admito que ela ficou meio fora de foco. Como disse no post sobre o assunto, durante o EBA descobri que atenção ao foco nunca é demais.

Eu estava revisando os light frames que geraram a imagem da nebulosa e notei que havia alguns tremidos e outros com ligeiros rastros. Comecei a pensar que talvez se eu tivesse selecionado com mais atenção os frames, teria conseguido uma imagem melhor. Uma das coisas que me incomodou naquela imagem foi que achei as estrelas um pouco grandes. Então parti do princípio de que às vezes menos é mais e deletei todos os frames com imagens de NGC 6334 que contivessem qualquer inperfeição. Restaram dez frames, que empilhados no DSS geraram uma imagem muito boa embora com um pouco mais de ruído. Problema que foi resolvido com o programa Bibble 5 e sua ferramente "noise ninja".

Eu gosto do resultado, embora esteja claro que está fora de foco. Eu também quis der mais destaque da foto a parte da nebulosa onde está propriamente a pata do gato.

Um comentário:

  1. Fiquei encantada com suas fotos... Você está de parabéns!!! Quem é apaixonado por astronomia e astrofotografia agradece!

    Espero um dia me aventurar por esses caminhos...

    Abraços,

    Andréa Garcia Rodrigues.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.