terça-feira, 23 de agosto de 2011

Visita a Pousada Citates com dois amigos do CASB

Prédio principal da Pousada Citates
O pessoal do CASB costuma fazer seu eventos numa pousada próximo de Alto Paraíso - Goias, chamada Pousada dos Anões ou Fazenda Brancas. O lugar possui um céu maravilhoso, o melhor que já vi até hoje, mas realmente a estrutura da pousada deixa a desejar. Até os banheiros do precário restaurante estão fechados e ninguém na pousada parece se preocupar com isso. A pintura de vários quartos está desabando e a janta costuma ser café com pão e alguns Caldos, o que não é adequado para quem pretende ficar acordado até as seis da manhã. O pior é que os preços da pousada são os mesmos de lugares com infra-estrutura muito melhor.

É uma pena! Por que se alguém fizesse um investimento na pousada dos Anões, aquele lugar se tornaria um dos melhores lugares do Brasil, mesmo para quem não é interessado em Astronomia.

Então de vez em quando o pessoal do CASB explora a Chapada dos Veadeiros em busca de um lugar alternativo à pousada dos Anões. Mesmo que seja um lugar para a gente ir de vez em quando e deixar eventos que exigem um céu super escuro, como o EBA, para a pousada de Anões.

Esse fim de semana, atendendo o convite de pessoas do próprio local, eu e dois amigos do CASB, incluindo o Sandro Rosa, presidente do CASB, fomos visitar a Pousada Citates. Ali a gente viu como é um pousada realmente boa, com excelente infraestrutura e ótimos e novíssimos quartos. O dono do lugar está muito interessado em incentivar práticas que envolvam ciência e gostaria muito de ter o nome da pousada ligado a CASB. 

Nós passamos a noite no terraço do prédio principal da pousada. Lá é um lugar maravilhoso para astronomia observacional. O céu não é como o da Pousada dos Anões, é claro, mas é muito bom. No mesmo nível que eu tenho quando vou na Chácara dos meus pais. Mas tenho que dizer que a diferença entre a Pousada dos Anões aparece na hora de tentar fotografar objetos mais escuros.

Além disso, eu não demorei para comprovar algo que eu já tinha visto na chácara dos meus pais, que ficar muito acima do solo é péssimo para astrofotografia. O terraço é ótimo para observações, mas a trepidação do piso aparece nas fotos. Na chácara eu também tinha feito observações sobre uma laje. O horizonte fica espetacular e a vista fica maravilhosa, mas quando se aplica um zoom nas fotos, o tremor das estrelas fica evidente.

A verdade é que eu adorei a Pousada Citates. Fomos super bem tratados, a comida estava deliciosa e o lugar estava lindo e os preços são quase os mesmos da Pousa dos Anões. Eu pretendo voltar para lá algumas vezes se outros amigos do CASB decidirem ir. Mas o céu não substitui o da pousada dos Anões. Infelizmente a poluição luminosa de Brasília exige que o local de observações seja a pelo menos 200km da capital federal. Além disso, da próxima vez vou caçar um lugar na superfície.

Manter o telescópio no chão é uma dica que dou para quem está pensando em fazer um observatório em cima de casa ou sobre alguma outra construção: Se você está pensando em Astrofotografia, o chão é sempre o melhor lugar. Ouvi até dizer que um dos membros mais experientes do CASB fez um observatório de dois andares para ter um vista melhor. Fez um pilar muito robusto vindo do chão e colocou o telescópio sobre ele, do jeito que tem de ser, mas falou que mal pode respirar quando está fotografando, senão as fotos ficarão tremidas.

Eu, durante o por do Sol, foto tirada por Boris Petrovic, um sérvio que estava na pousada. O horizonte é maravilhoso, mas a trepidação atrapalhou as fotos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.