quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Aprendendo a usar camadas para melhores fotos do Sol com o Coronado PST

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


Hoje eu tentei fazer minha primeira foto do Sol em duas camadas. O objetivo é dar um aspeto profissional as minhas fotos com o Coronado PST, conseguindo imagens tão bonitas como eu vejo em muitos sites.

Notei que para conseguir imagens realmente boas com o Coronado, eu teria que empilhar duas imagens do Sol. Uma regulando o brilho, o contraste e o Gama para destacar a parte interna do astro, mostrando sua granulação e suas manchas. Já na segunda imagem eu aumentaria o brilho até estourar a parte interna, mas destacando bem as erupções em volta da coroa. Depois o que eu faria seria juntar as duas imagens no PhotoShop.

Vale notar que eu estava tendo dificuldades para alinhar a Neximage, com o Redutor Focal no Coronado. O problema é que quando eu apertava o parafuso que fixa a ocular, ele deixava a câmera um pouco torta. Assim o Sol não ficava mais brilhante no centro, como deveria ser, mas na borda. Isso ficou evidente naquela primeira foto que mostrei usando o redutor focal.

Para resolver o problema, eu teria que colocar um segundo parafuso no Coronado. Assim eu poderia alinhar o redutor focal. Bem, como não tenho condições de fazer um furo para este parafuso, o negócio foi improvisar com uma apara de papel, como mostro na foto abaixo.



Dá pra perceber que a foto ainda pode ser melhorada, mas sinto que estou no caminho certo.

Essa semana está chegando um adaptador para tirar fotos com minha Canon T2i em método afocal para telescópios com saída de 1,25 polegadas, como é o caso do Coronado PST. Estou na torcida para que a câmera consiga foco. Se conseguir, acha que poderia trazer resultados muito interessantes nas próximas semanas.

A imagem no topo do post é fruto do empilhamento destas duas imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.