domingo, 18 de setembro de 2011

O Sol em 17/09/2011 - minhas primeiras imagem feitas por mosaico

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

Ontem, sábado de céu limpo, foi dia de fotografar o Sol. Foi um dia bem interessante. O sol estava razoavelmente bem agitado e eu resolvi testar um método, que se eu dominar com perfeição, irá me render excelentes fotos com o Coronado PST: a junção em mosaico das imagens captadas.

Deixa eu tentar explicar a situação. A câmera que melhor deu resultados com o Coronado PST até agora foi a Neximage, uma SPC900n embalada pela Celestron. Com o Coronado, Canon T2i não chegou nem perto da camerazinha da Celestron. O problema da Neximage é a baixa resolução, pois ela só filma em 640x480. O resultado é que até posso tentar filmar o disco solar inteiro, se usar um redutor focal feito para ela, mas a imagem fica pobre, com poucos detalhes. Quando tiro o redutor focal, a imagem fica muito melhor, mas daí só consigo pegar um pedaço do Sol de cada vez. Então a solução e tirar varias fotos, de pedaçõs diferentes do Sol e depois tentar juntar num software adequado e de preferência simples.

Eu já havia tentado fazer um mosaico no Photoshop, mas os resultados foram péssimos, com linhas aparecendo entre os pedaços. Depois peguei um programa chamado Registar, mas não entendi o seu funcionamento e a licença expirou. Mas ontem achei um programa free e de funcionamento muito intuitivo, chamado Fitswork, que definitivamente era o que eu estava procurando.


Para fazer a imagem do Sol que você vê no alto deste post, eu usei quatro imagens captadas pela Neximage e empilhadas no Registax 6, retirei as bordas provocadas pelo alinhamento do Registax e juntei as imagens. Repare na imagem abaixo, uma comparação entre o resultado com Mosaico e o resultado com redutor focal.

Clique na imagem para ver maior

Eu ainda tenho que aprender a tirar esses gradientes que ficaram na imagem, mas acho que foram muito mais culpa da captação do que do processamento. Apesar dessa pequena falha, estou muito feliz com as possibilidades que a junção das imagens em mosaico pode me fornecer.

Abaixo uma tentativa com o Coronado PST Cak que um amigo do CASB me emprestou.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.