sábado, 17 de setembro de 2011

Primeiras fotos com Projeção de Ecular

No post anterior eu descobri que o adaptador universal para câmera da GSO, que comprei no Astroshop podia receber uma ocular, que ficaria dentro do adaptador e me permitiria tirar um tipo de foto diferente dos métodos afocal ou foco primário. Seria um intermediário entre os dois, em que se retira a lente da câmera, mas ainda há a ocular entre a objetiva do telescópio e o sensor. Esse método me permitiria captar imagens do Sol com a Canon T2i conectada ao Coronado, pois em foco primário eu não estava conseguindo foco.

O pessoal da comunidade Astronomia! no Orkut me explicou que este método chama-se Projeção de Ocular, e que é usado para tirar fotos de planetas, da Lua ou do Sol. Alguém comentou sobre utilizar esse método para objetos de céu profundo, mas disseram que ele nunca irá superar o foco primário. Bem, eu conheço muitos casos de pessoas que não conseguiram foco com sua DSLR em foco primário em seu telescópio. Vejo isso acontecendo muito com telescópios de 130mm, por exemplo. Então Nestes casos, onde o foco primário não foi possível, acho que deve valer a pena usar o método de Projeção de ocular ao invés do afocal.

Eu tirei algumas fotos com projeção de ocular final de semana passado e acho que alguns achariam interessantes vê-las. Observem a foto da Lua, abaixo. Ela é bem interessante por que foi tirada com um simples Refrator acromático Celestron Travelscope de 70mmF5.6, um shortube.
Repare nos pequenos pontos de sujeira no canto superior direito da foto


Repare na foto acima que é possível perceber o maior problema nesse método de captação, qualquer sujeira mínima aparece na imagem. Parece que mesmo um protozoário aparecia na foto se estivesse sobre o sensor. Foi através destas fotos que descobri que o sensor da minha Canon T2i  não estava tão limpo como eu imaginava e isso me deixou bastante chateado.

E é por isso que a foto do Sol que você vê abaixo, turada com o Coronado PST ficou desfocada no lado esquerdo. Ela teria ficado perfeita se eu tivesse deixado o Sol no centro do enquadramento, mas havia uma mancha do lado direito do sensor e por isso eu tive que deslocar o Sol para a esquerda e um pouco para cima, senão eu corria o risco de alguém achar que um ponto de sujeira na minha câmera era uma espetacular mancha solar!

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.



Eu adquiri alguns equipamentos para limpeza do sensor, mas eles vão levar pelo menos uns dez dias para chegar (eu pão-durei com o sedex e preferi o PAC mesmo). Vamos ver o que eu consigo fazer com o sensor quando eles chegarem.

Um grande abraço a todos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.