quinta-feira, 27 de outubro de 2011

M11 - Pato Selvagem, mais uma foto tirada da Janela do Apartamento

CLIQUE NA IMAGEM PARA VER MAIOR

Eu sigo tirando fotos da janela do meu apartamento e, honestamente, tenho ficado feliz com a melhora que tenho conseguido nas fotos. Estou menos receoso em relação a poluição luminosa do Guará. Ela incomoda e aparece nos frames sim, mas com um bom processamento depois, é possível tirar muita coisa.

A foto acima foi procesada com 56 frames de 30 segundos em ISO 6400. É um bom tanto de frames. Também não estou exitando em usar o ISO da Câmera no máximo. É claro que isso gera mais ruído, mas uma foto de 30 segundos de exposição com ISO 6400 é muito parecida com uma de dois minutos em ISO 1600. Então, como meu telescópio não é fixo, acho que vale muito a pena jogar o ISO lá emcima, pois não conseguiria dois minutos de exposição de meu apartamento, ainda mais por que aqui não consigo usar a Neximage para autoguiagem (a não ser que haja uma estrela como Antares, ou Mimosa por perto para guiar). Para amenizar o ruído causado pelo ISO alto basta aumentar o número de frames que a situação melhora muito. Nessa foto eu ia tentar até mais frames do que consegui, mas depois do número 56, nuvens começaram a cobrir o céu e tive que parar.

Uma coisa que me deixou feliz, é que estou notando que em época de chuva temos poucas oportunidades para fotografar o céu, mas quando o tempo limpa o céu surge com muito mais qualidade do que na época da seca. Há menos poeira no ar e por isso a poluição luminosa espalha-se bem menos. No final da época da seca estava praticamente impossível tirar fotos daqui do Guará, mas agora, cada vez que as nuvens vão embora, tenho um céu bem interessante para trabalhar. Nunca vai ser como o céu da Chapada, nem mesmo como o da Chácara onde meus pais moram, mas dá para brincar com aglomerados globulares e abertos e quem sabe posso até tentar uma nebulosa mais brilhante. Aguardem.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.