segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Minha melhor foto com o Coronado PST (Até agora)


Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


Eu estou aqui na maior expectativa da chegada do filtro C-ERF de 90mm e das câmeras Imaging Source que foram encomendadas do site BS-Astro de Portugal. Enquanto isso vou me virando com a Neximage e o Coronado PST com seus 40mm originais. Mas posso dizer que tenho conseguido bons resultados. Ontem consegui aquela que é com certeza a foto que mais me agradou até agora.
O resultado está entre os melhores que se pode conseguir com um Coronado PST e a câmera SPC900nc/Neximage. O segredo, para variar, é o uso do mosaico. Foram várias fotos tiradas com o Neximage e uma Barlow 2x. O resultado são imagens de pequenos pedaços do Sol. Se fosse vistas isoladamente, estas imagens não pareceriam tão boas, até um pouco fora de foco, na verdade. Mas juntando várias imagens e diminuindo o tamanho delas, a resolução fica muito boa.

Eu também acertei pra valer na configuração da captação ontem, através do programa Amcap. O Coronado é muito manhoso para configurar os parâmetros na hora da captura, pois a intensidade da luz solar varia muito, por isso nem sempre eu acerto na configuração da câmera.

Aqui uma outra imagem de outra região do Sol, no mesmo momento.

2 comentários:

  1. Olá. estou muito interessado em observar o sol usando um refletor portátil de 76x300mm. Ele possui apenas uma lente que dá 30x de aumento e ainda preciso bolar um modo de fixar um filtro solar na abertura. Esse filtro é do tipo vendido em "folha" da Seymour Solar. Será que com 30x de aumento já dá pra observar detalhes interessantes? Vale tentar fazer esse filtro num telescópio destes? Conhece a marca do filtro? Obrigado, e parabéns pelo teu blog. Comprei um Octans 7x50mm e achei ele nota 10 também. Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Eu se tratando do Sol, com 30x de aumento é possível ver as manchas sim, até com o seu octans, se você colocar um filtro nas objetivas, conseguirá ver as manchas!
    Procure fazer um suporte bem firme para a sua folha Seymor, de preferência de metal e com um parafuso para apertar ele no tubo, já vi casos de filtros muito leves, feitos de plástico ou papelão que devido ao vento voaram enquanto estavam sendo usados e quase causaram uma tragédia.

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.