sábado, 1 de outubro de 2011

A primeira Astrofotografia da História: A Lua por John Willian Draper - 1839


Primeira astrofotografia da história. Jonh Willian Draper - 1939

Eu tenho uma certa curiosidade sobre os primórdios da Astrofotografia. Sei que hoje tudo é mais fácil com telescópios computadorizados, câmeras digitais, e autoguiagem. Mas e no começo? Quando não havia computadores, e as câmeras usavam filme. Você consegue imaginar o esforço desses astrofotógrafos?

Pesquisando na internet, descobri que a primeira astofotografia  da história foi tirada por Jonh Willian Draper, em 1840. E foi, como não podia deixar de ser a Lua (todo astrofotógrafo começa apontando seu telescópio para a Lua, não é?

As primeiras fotos bem sucedidas saíram em 1840.
John Willian Draper era um astronomo amador. Então nós astrônomos amadores podemos comemorar. A primeira fotografia do céu foi tirada por um amador. Draper era na verdade químico e, é claro, sua primeira fotografia da Lua foi fruto da grande contribuição que ele deu na química usada em filmes. Não é a toa que ele foi o primeiro presidente da Sociedade Química Americana. Ele é considerado oficialmente o primeiro astrofotografo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.