segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Processando um novo Álbum do Quarto EBA


M27, perdida no céu estrelado da Chápada

Bem, aqui em Brasília não parou de chover nos últimos dias e a triste verdade é que até maio serão poucos os dias com céu limpo!

Enquanto isso resolvi reprocessar todas as minhas imagens tiradas no EBA e recolocá-las no Astrofotos.info, um site feito pelo ótimo Marcelo Domingues, do CASB, onde as imagens pode ficar com excelente qualidade.

Esses novos processamentos tem algumas características em comum. O objetivo é deixar todas as fotos praticamente com o tamanho original, sem o uso do crop. Elas tem o seu tamanho alterado apenas pelo uso de uma ferramento para diminuir o coma causado pelo telescópio. Esta ferramenta está disponível no IRIS. Todas as imagens também estão sendo redimensionadas na mesma escala, 33% do tamanho original, quase a resolução dos maiores monitores.

Eu não estou usando muito o Noise Ninja e não estou forçando muito nas cores. Estou tentando manter as cores originais das estrelas e por isso não dá pra forçar demais nas cores, pois isso muitas vezes acaba com o colorido original.

algumas imagens estão ficando excelentes, como a nebulosa Pata do Gato, acima, outras estão ficando mais simples, mas o resultado final, no geral, está ficando muito bom. Mais fotos devem ser inseridas nos próximos dias. Enquanto isso eu vou tentando sobreviver até a próxima estiagem. Não está fácil!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.