sábado, 15 de outubro de 2011

Testando a Neximage com fotos do Sol em 60frames

Recentemente descobri que muitas vezes a melhor forma de se fotografar planetas, o Sol e a Lua é filmar o mais rápido possível. Eu nem sabia que a Neximage conseguia filmar em 60 frames por segundo, normalmente minhas filmagens tem entre 10 e 20 frames por segundo. Depois que vi isso fiquei louco para tentar umas fotos com 60 frames. Infelizmente nos últimos dias estava difícil um céu sem núvens aqui em Brasília.

Mas hoje o céu abriu um pouco a tarde e pude, da janela do apartamento, apontar o Coronado PST para o Sol e tentar umas fotos. Fiz vídeos de 60 frames com em média 2000 frames e empilhei os 500 melhores de cada vídeo. Com o Fitswork juntei as fotos e fiz o belo mosaico que você vê abaixo. Eu queria ter feito a foto completa do Sol, mas uma série de problemas e falta de planejamento acabaram me atrapalhando. Até o meu sobrinho resolveu puxar o fio da câmera enquanto eu fotografava.

Mas gostei muito do resultado final, principalmente eu relação a contraste. Também gostei demais da participação de uma barata Shortbarlow 2x da Orion que foi usada nas fotos e conseguiu arrancar bons detalhes.

Atenção - Fotos tiradas com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.



Na foto abaixo eu mostro um frame único, que mostra que em 60 frames a gravação realmente ficou muito boa.

 


Eu estou na maior expectativa em relação a fotos solares, dentro de alguns dias deve chegar um filtro Baader C-ERF de 90mm que vai substituir o filtro de 40mm da objetiva do Coronado. Com ele, Vou adaptar o Coronado ao meu Refrator ED para construir um super telescópio solar. Também estou esperando tranquilizar minha situação um pouco para encomendar uma câmera Imaging Source. Com esses novos equipamentos espero conseguir fotos bem impressionantes. Aguardem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.