domingo, 23 de outubro de 2011

Três interessantes "fails" do EBA e da Pousada Citates

Resolvi publicar três fotos que já estão há um bom tempo mofando no disco rígido do meu computador, por que considero elas como fails. É claro que muita gente diria que são otimas fotos, que eu estou exagerado, mas essas fotos para mim definitivamente nunca estiveram entre minhas preferidas, por que eu tenho certeza que teria conseguido muito mais se tivesse feito as coisas certas.

Nebulosa da Lagosta


Tirada na Pousada Citates, Foram 8 frames 90 segundos de exposição em ISO 3200. Eu poderia ter tirado mais frames e ter aumentado o tempo de exposição. Havia também uma certa poluição luminosa onde eu estava no local e um bom filtro contra isso teria ajudado muito. É possível tirar a vinhetagem que aparece no lado direito inferior, mas prejudica muito a nebulosa.

M27 com Barlow


Tirada no último dia do EBA, de todas, essa pode parecer a que menos merece estar aqui. Para tirar a foto acima eu estava testando o uso de uma Barlow 2x da Televue. Isso faz com que o tempo de exposição tenha que aumentar em quatro vezes. O problema foi que eu desisti muito rápido achando que não daria bons resultados. No fim, acabei completando com alguns frames de quando eu estava ajustando o telescópio. Se eu não tivesse desistido e tivesse tentado uns dez frames a mais, teria conseguido uma excelente foto. Foram ao todo 6 frames, sendo 3 de 4 minutos em ISO 3200, um de 74 segundos também em ISO 3200, outro de 168 segundos em ISO 1600 e outro de 4 minutos em ISO 1600. em resumo uma bagunça só. Mas a foto mostra que, com paciência, e uma câmera modificada, eu poderei conseguir excelentes resultados com a Barlow 2x (uma montagem mais robusta também ajudaria).


Nebulosa escura na Coroa Austral.



Está tudo errado nessa foto. Trata-se de um pedaço do grande complexo de Nebulosas Escuras na Coroa Austral. Eu não sei exatamente como esse pedaço se chama, nem se ele tem um nome. A grande dificuldade dessa foto era que eu não conseguia ver a nebulosa pela ocular. Essa foto também teria ficado muito melhor numa câmera modificada e numa distância focal menor (talvez uma lente de 135mm). A imagem foi conseguida através de 9 frames de 4 minutos em ISO 1600.

enfim, todas as três fotos são consideradas fails por que não acho que merecem ir para minhas galerias. Eu espero fazer as três tentativas novamente e, dessa vez, conseguir tirar essas fotos do jeito que deveria ser!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.