sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Enorme filamento domina a paisagem solar em 17/11/2011


Ontem foi dia de chegada de equipamento novo lá em casa. Uma barlow ED 3x da GSO e um dovetail de 20cm chegaram do Armazém do telescópio. O dovetail foi comprado para eu não ter que ficar colocando o Coronado PST sobre o Ed de 102mm na hora de fotografar o Sol. E a Barlow, é claro, foi comprada para eu conseguir mais aumento e imagens melhores do que aquelas conseguidas pela ShortBarlow 2x da Orion.

Eu cheguei do trabalho cinco e meia da tarde e, como é horário de verão, vi que poderia tentar umas fotos do Sol antes que ele caísse no horizonte. A maior dificuldade que tive foi conseguir o foco com a Barlow ED 3x, pois o Coronado PST é um telescópio que tem um ajuste de foco muito curto. Eu só consegui depois de tirar todos os componentes da Barlow e deixar só aquele da ponta, que segura a lente. Infelizmente, não sei por que, a rosca da Barlow da GSO não se encaixava de forma alguma com a Neximage ou qualquer outra rosca padrão de oculares. Não me pareceu falta de padronização, mas sim um acabamento mal feito da rosca e tive que anexar a barlow com a Neximage na base da fita durex. A qualidade da lente entretanto, me pareceu muito boa.

Quando finalmente apontei o telescópio com a câmera devidamente instalada para o Sol, me surpreendi com a imagem de um enorme filamento que perfazia cerca de um terço do disco solar. É o maior que vi desde que comecei a fotografar o Sol. É uma pena que o Sol já estava muito baixo no horizonte e eu ainda estou me adaptando a nova Barlow (configurar, velocidade do sensor, ganho do sensor, brilho, gamam, balanço de branco e contraste é sempre algo complicado), mesmo assim foi um registro interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.