sábado, 12 de novembro de 2011

Primeira Foto de Júpiter da Janela do Apartamento

Para essa foto foram usados os melhores 250 frames de um video com 2500 em 60FPS>

Finalmente Júpiter está dando as caras na janela do meu apartamento, que é virado para o Oeste, isso se eu tiver forças para ir dormir bem tarde. Ontem, como era sexta-feira, pude arriscar umas imagens do planeta. Para isso usei o Orion 102mm ED sobre a montagem Celestron CG-5GT. Como a distância focal deste telescópio é pequena, empilhei duas Barlows de 2x para aumentar em 4x o aumento natural do meu telescópio com a câmera Celestron Neximage.

O seeing estava péssimo, por isso mandei ver 60 frames por segundo na Neximage. Recentemente descobri que a Neximage não é apenas uma SPC900nc com a embalagem da Celestron. Além da vantagem de já vir pronta para botar no telescópio, enquanrto para a SPC900nc é necessária a aquisição ou a construção de um adaptador, a Neximage também tem agrande vantagem de vir com entrada USB 2.0, enquanto a SPC900nc da Philips tem entrada USB 1.0. Por isso não é possível filmar em 60 frames por segundo com a SPC900nc sem que haja compressão de vídeo. Já com a Neximage não há nenhuma alteração na qualidade da imagem ao se filmar com 60 frames por segundo, o que é muito bom.

Deve ser por isso que as câmeras DMK da Imaging Source só tinham entrada FireWire e só passaram a ter entrada USB quando foi criada a 2.0.

Sempre lembrando que meu equipamento não é o ideal para fotografia de Júpiter, o equipamento ideal para fotografia planetária foi o que mencionei neste post. Mas como vocês podem ver pela foto acima, é possível brincar de fotografar planetas. Pena que a Grande Mancha Vermelha estava do outro lado esta noite, poís eu ainda não consegui fotografá-la.

Um comentário:

  1. Eu conseguiria ver Júpiter tão bem assim com um refletor de 203 mm por 800mm de distância focal?

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.