quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Imagens em tripé fixo: A câmera como primeiro instrumento astrofotográfico

E um pouco comum colegas com cerca 1500 reais para gastar me pedirem um indicação de qual o melhor equipamento astrofotográfico que eles podem comprar com essa grana. Eles normalmente querem adquirir uma câmera, um telescópio e uma boa montagem com esse dinhero. Bem, nessas horas eu sempre começo uma pequena discussão ao dizer: "Compre uma câmera com esse dinheiro, e só!". Mas como a maioria das pessoas associa astrofotografia a telescópios, sem compreender que o telescópio é só mais um equipamento em astrofotografia e não o principal, eu sempre sofro muito para mostrar meu ponto de vista.

Por isso, na última semana, ajudado também pelo fato de estar sem carro, decidi que levaria para a chácara de meus pais, onde passaria o Natal, apenas a Canon T2i e um pequeno tripé fotográfico, para mostrar como está câmera, ou outras de mesmo nível, pode ser, por si só, um maravilhoso instrumento astrofotográfico, sem a necessidade de um telescópio ou mesmo uma montagem com acompanhamento.

Coloquei a câmera sobre o pequeno tripé que acompanha o meu travelscope, liguei ela ao netbook e comecei a tirar algumas fotos do céu, simplesmente fotografando em tempos de esposição que não permitissem rastros.

Também fiz uma coisa que para muitos astrofotógrafos seria uma maluquisse, botei o ISO em 6400, o que seria considerado um erro por muita gente, por que gera muito ruído, mas com 40 frames em média de cada imagem, calibrados com mais 30 dark frames, empilhados e tratados no Deep Sky Stacker, acho que consegui tirar muito bem o ruído que o alto ISO gerou. A captação foi toda feita com arquivos em RAW.

Mais próxima do Sul, consegui tirar fotos da Grande Nuvem de Magalhães com frames de 20 segundos.

Mais perto do zoodiaco, os frames da constelação de Orion foram mais curtos, mas deu até pra ver a Nebulosa de Flame

Acredito que ao se adquirir uma boa câmera fotográfica você conseguirá resultados muito superiores do que se tentar comprar um telescópio, uma montagem e uma câmera simples com esse mesmo dinheiro. Poderá ir tirando inúmeros boas fotos em WideField, como as duas acima e também de composições (paisagem+céu), de conjunções, meteoros, cometas, startrails, entre outros, com muito mais qualidade do que as fotos que conseguiria se tentasse comprar também um telescópio com esse mesma grana. Com 1500 reais você teria um telescópio, uma monaegem e uma câmera de baixa qualidades nas mãos, mas usando esse dinheiro para comprar só a câmera, você estará adquirindo um excelente equipamento. Com pouco mais de1500 reais é possível adquirir uma Canon T3 ou até uma T1i.

O conselho que daria seria continuar a juntar dinheiro e quando tivesse condições, comprasse uma boa montagem, que lhe daria condições de tirar fotos com tempo de exposição maior, podendo aumentar o zoom da câmera e tirar fotos incrívels. Deixe o telescópio por último!

3 comentários:

  1. Na 1° edição da revista Macrocosmo, na página n° 32, há um artigo que mostra a introdução a Astrofotografia, ultilizando apenas uma camera, um tripe fixo e um cabo disparador.

    ResponderExcluir
  2. Ola tudo bem, você recomenda esse seu tele ORION para astrofoto?

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rodrigo. Que distancia focal voce estava usando nessas fotos?

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.