quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

Imagens em tripé fixo: A câmera como primeiro instrumento astrofotográfico

E um pouco comum colegas com cerca 1500 reais para gastar me pedirem um indicação de qual o melhor equipamento astrofotográfico que eles podem comprar com essa grana. Eles normalmente querem adquirir uma câmera, um telescópio e uma boa montagem com esse dinhero. Bem, nessas horas eu sempre começo uma pequena discussão ao dizer: "Compre uma câmera com esse dinheiro, e só!". Mas como a maioria das pessoas associa astrofotografia a telescópios, sem compreender que o telescópio é só mais um equipamento em astrofotografia e não o principal, eu sempre sofro muito para mostrar meu ponto de vista.

Por isso, na última semana, ajudado também pelo fato de estar sem carro, decidi que levaria para a chácara de meus pais, onde passaria o Natal, apenas a Canon T2i e um pequeno tripé fotográfico, para mostrar como está câmera, ou outras de mesmo nível, pode ser, por si só, um maravilhoso instrumento astrofotográfico, sem a necessidade de um telescópio ou mesmo uma montagem com acompanhamento.

Coloquei a câmera sobre o pequeno tripé que acompanha o meu travelscope, liguei ela ao netbook e comecei a tirar algumas fotos do céu, simplesmente fotografando em tempos de esposição que não permitissem rastros.

Também fiz uma coisa que para muitos astrofotógrafos seria uma maluquisse, botei o ISO em 6400, o que seria considerado um erro por muita gente, por que gera muito ruído, mas com 40 frames em média de cada imagem, calibrados com mais 30 dark frames, empilhados e tratados no Deep Sky Stacker, acho que consegui tirar muito bem o ruído que o alto ISO gerou. A captação foi toda feita com arquivos em RAW.

Mais próxima do Sul, consegui tirar fotos da Grande Nuvem de Magalhães com frames de 20 segundos.

Mais perto do zoodiaco, os frames da constelação de Orion foram mais curtos, mas deu até pra ver a Nebulosa de Flame

Acredito que ao se adquirir uma boa câmera fotográfica você conseguirá resultados muito superiores do que se tentar comprar um telescópio, uma montagem e uma câmera simples com esse mesmo dinheiro. Poderá ir tirando inúmeros boas fotos em WideField, como as duas acima e também de composições (paisagem+céu), de conjunções, meteoros, cometas, startrails, entre outros, com muito mais qualidade do que as fotos que conseguiria se tentasse comprar também um telescópio com esse mesma grana. Com 1500 reais você teria um telescópio, uma monaegem e uma câmera de baixa qualidades nas mãos, mas usando esse dinheiro para comprar só a câmera, você estará adquirindo um excelente equipamento. Com pouco mais de1500 reais é possível adquirir uma Canon T3 ou até uma T1i.

O conselho que daria seria continuar a juntar dinheiro e quando tivesse condições, comprasse uma boa montagem, que lhe daria condições de tirar fotos com tempo de exposição maior, podendo aumentar o zoom da câmera e tirar fotos incrívels. Deixe o telescópio por último!

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Finalmente o novo telescópio solar.

Eu havia dito que esse blog ia ficar de férias até o meio de janeiro, mas quem me acompanha nas redes sociais sabe que se o blog estava de férias, minhas atividades como astrofotógrafo não estavam nem um pouco paradas.

O grande acontecimento desses dias foi que finalmente meu novo telescópio solar, mesclando o Coronado PST com o Orion ED de 102mm, ficou pronto. Foram quase meses, dois esperando o filtro C-ERF chegar e mais algumas semanas preparando as peças para a adaptação, em dois torneiros mecânicos. Primeiro eu fiz o suporte do filtro C-ERF e o encaixe do Coronado como ocular, mas ao encaixar o Coronado no focalizador do Ed de 102mm, eu não consegui foco de jeito nenhum, descobri que o foco estava bem para dentro, quase que no tubo e o focalizador teria que ser trocado. Procurei um segundo torneiro, já que achei o primeiro muito careiro, apesar do trabalho dele ter ficado excelente. Esse segundo fez a peça que substituiria o focalizador de Nilon, um material bem leve e parecido com plástico que eu achava que só servia para linhas de pesca e bermudas (rss!). Ele entregou a peça ontem.

Hoje, cheguei do serviço às cinco e meia da tarde e achei que o céu não abriria, mas abriu por alguns minutos. No começo fiquei admirando o sol pela ocular. Era uma imagem de tirar o fôlego. O avanço em relação ao Coronado PST foi enorme. Animado eu tentei algumas imagens, mas infelizmente o Sol estava muito baixo. Aa turbulência na atmosfera era evidente, mas assim mesmo deixo para vocês uma "boa" imagem que consegui.

Tenho certeza de que, com as DMK's, que estão emperradas nos Correios e um Sol mais alto no céu, conseguirei imagens bem, mas bem melhores mesmo.

O Coronado PST original, durante o 17. Enoc do CASB

O novo telescópio solar: um Ed de 102mm com Filtro C-ERF de 90mm e o Coronado PST

Eu em frente ao filtro C-ERF - IMPORTANTE: Esse filtro não filtra a luz solar, apenas o Calor, quem filtra a luz é a parte de trás do Coronado, por isso nem pense em comprar somente o filtro C-ERF sem um filtro solar adequado.

A parte de trás do telescópio, reparem que foi retirado o focalizador do Orion ED 102mm e colocado uma peça feita por torneiro mecânico. felizmente o Coronado tem seu próprio focalizador, para ajustes finos.

'
Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro H-alpha. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.

A minha primeira imagem, ainda com a Neximage e quase ao por do Sol. Ela não faz jus a qualidade que vi pela ocular.

domingo, 11 de dezembro de 2011

2011 - Meu primeiro Ano de Astrofotografia

Há cerca de dez meses, em fevereiro de 2011, eu perguntava numa comunidade do Orkut, onde eu poderia comprar um telescópio em Nova York, uma viagem que faria basicamente para comprar equipamentos de Astronomia. Assim começava a minha vida como aspirante a astrofotógrafo. Alguns meses depois, eu estava no EBA (Encontro Brasileiro de Astrofotografia) aprendendo com os maiores feras da Astrofotografia Brasileira, incluindo entre eles José Paulo Diniz e Fernando Pinheiro.

Hoje, 11 de dezembro de 2011, encerro o meu ano astrofotográfico e anuncio as férias desse Blog, que deve ficar de parado até o meio de Janeiro, quando eu devo voltar com o meu novo setup Solar. Se tudo der certo, neste período também estarei mudando de apartamento, para um mais adequado a um telescópio.

Decidir fechar o ano neste blog com um vídeo, uma coletânea das melhores fotos que consegui tirar neste primeiro ano de aprendizado. Espero que gostem.

Um abraço a todos, e também um feliz Natal e Feliz Ano Novo

Rodrigo Andolfato




segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

Modificação do Coronado PST - Levando o filtro C-ERF ao Torneiro Mecânico

Um dos desenho feito por mim para o Torneiro Mecânico, mostra como as peças do adaptador do filtro C-ERF seencaixarão.
Eu estou muito animado com meu projeto de modificação do Coronado PST. Ontem a noite, fiquei até duas da manhã, desenhando o projeto das peças que preciso para fazer a modificação do Coronado. A primeira encaixará o filtro Baader C-ERF na objetiva do telescópio e a segunda, a parte traseira do Coronado na entrada de ocular do meu Refrator ED 102mm. Tive que fazer o desenho no BrOffice Impress, já que não tinha nenhum programa melhor. Foi meio trabalhoso, mas acho que ficou legal. 

Hoje levei os projetos para um torneiro mecânico aqui de Brasília, e também algumas fotos de um site sobre a modificação que estou fazendo e ainda as peças onde os adaptadores se encaixarão. Ou seja, tive que deixar o Coronado com o Torneiro, já que um dos adaptadores tem que ter exatamente a mesma rosca do tubo do Coronado, e com o telescópio do lado dele acho mais difícil que ocorram erros. As peças serão feitas em alumínio, para serem bem leves

O torneiro, indicado por um membro do CASB, me causou uma impressão muito boa. Escutou-me com atenção e pareceu entender claramente o que eu estava falando, mas não pôde me passar um orçamento de imediato. Disse que teria que ver o material antes de dizer quanto vai custar. Espero que não fique muito caro.

Deve se notar que expliquei para o torneiro o que eu queria e dei liberdade para que ele mudasse o projeto se tivesse uma ideia melhor do que a minha.

Eu tenho esperança de que as peças fiquem prontas até sexta, mas muita coisa pode acontecer e problemas podem surgir, por exemplo, o torneiro me disse que talvez seja necessário trazer material de Belo Horizonte, o que pode levar uns dois dias. 

Bem, como já estou acostumado a fazer, o que posso fazer agora é esperar.

Peça que irá encaixar o Coronado no Telescópio


sábado, 3 de dezembro de 2011

Chegou o meu filtro Baader C-ERF


Finalmente o meu projeto astronômico para 2012 começa a se materializar. Hoje recebi o filtro Baader C-ERF que vou usar na modifcação do meu Coronado PST.

Foram 53 dias de uma longa, quase eterna, espera, principalmente quando o objeto ficou 45 dias sem dar sinal de vida no rastramento, constando no rastramento apenas como expedição internacional em Portugal, depois de 3 dias de envio e nunca mais dando sinal de vida. Até que apareceu como conferido no site dos correios e quatro dias depois chegou na casa do meu amigo que ia recebê-lo.

Hoje meu amigo trouxe o filtro até aqui em casa. A boa notícia é que, apesar de eu ter procedido de forma totalmente correta, comprando de um site respeitado e pelos correios, o produto filtro chegou sem cobrança de impostos. Paguei apenas o frete de 15 Euros da BrightStar, o que é muito barato, diga-se de passagem.

Essa foi a minha primeira compra de um equipamento de astronomia através de um site fora do Brasil. Há algum tempo eu tinha receio de fazer isso, mas para certos equipamentos eu tenho três escolhas, ou viajo para fora ou peço para amigos trazerem para mim, ou compro direto nos sites. Após essa primeira experiência, apesar da demora, que não foi de forma alguma culpa da Bright Star, cujo João até chegou a me ligar duas vezes de Portugal, quando eu manifestei preocupação com a demora. Até os Correios não são culpados nessa (hunf! Será?) , o grande gargalo parece ser mesmo a Alfândega.

A visão do filtro não é das mais emocionantes. trata-se de um pedaço de vidro com uns 7mm de espessura e 90mm de diâmetro, de cor roseada. Agora eu tenho que levá-lo a um torneiro mecânico para fazer um adaptador para encaixá-lo ao meu Orion Premium Ed de 102mm. Também vou levar o Coronado PST, para fazer um adaptador para encaixar a parte de trás deste telescópio no Ed de 102mm. Se tudo der certo, talvez no próximo fim de semana eu já possa ter as minhas primeiras fotos do Sol em H-Alpha num refrator de 102mm com filtro de 90mm, o que deve ser fantástico. Serão fotos com a Neximage é claro, por que as DMKs que estou esperando, se for mantido o mesmo padrão, devem chegar só depois do Natal.


Agora, reparem na imagem acima. São três fotos diferentes. Na primeira eu tirei uma foto da vista do meu apartamento com uma câmera CiberShot da Sony. Na segunda eu coloquei a objetiva do Coronado na frenta da câmera e na terceira coloquei o filtro C-ERF. A pergunta que me faço é: Cadê o filtro na objetiva do Coronado PST? Eu já fiz o teste apontando a luz da objetiva para minha mão e rapidamente a minha mão esquentou. Ao que me parece a luz atinge o filtro da parte de trás do Coronado PST antes de ficar totalmente concentrada, mas com certeza algo quente chega nesse filtro. Bem até hoje ninguém sofreu um acidente com o Coronado PST, mas acho estranho ver esse tipo de coisa.

Um grande abraço a todos e torçam por mim. Ainda não sei até que ponto essa minha tentativa de modificação vai dar certo. A minha maior preocupação é se vou conseguir foco. Um grande abraço a todos!

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

O Equipamento ideal para fotografia solar



Eu ja fiz um post sobre o equipamento ideal para fotografia de céu profundo e outro para fotografia planetária, apontando a diferença que existe entre os setups dos dois modos de astrofotografia. Mas como estou com um grande projeto para fotografia solar e no próximo ano esse será provavelmente o tipo de astrofotografia pelo qual mais me dedicarei, achei interessante fazer um post sobre equipamento de astrofotografia solar. Esse post de forma alguma esgota o assunto.

Filtros
É o item mais característico para fotografia solar. Ele deve ficar sempre a frente da objetiva do telescópio e nunca na ocular.

Existem 3 tipos de filtros solares mais conhecidos para fotografia solar.

Luz Branca: São filtros que reduzem a luz de forma geral em 99,99%. Esses filtros mostram a fotosfera, que é a superfície visível do sol, aquela que conseguimos ver com nossos próprios olhos em rápidos relances quando o Sol está se pondo ou nascendo. Para essas fotos são usados filtros flexíveis ou rígidos que ficam na objetiva dos telescópios. Esses filtros normalmente não são muito caros, tendo até a opção muito barata de se comprar apenas a lâmina, que vêm em folhas aproximadamente do tamanho de uma folha de papel A4, cabendo ao usuário fazer o seu próprio suporte para usar o filtro no telescópio (cuidado com suportes feitos de papel ou plástico muito fino, eles podem voar com o vento ou caírem com facilidade, com consequências terríveis para o que estiver do outro lado da ocular).

As fotos em luz branca mostram basicamente manchas (umbra e penumbra) e grânulos. São imagens mais monónotas do que as de H-Alpha, mas existem filtros que são colocados na ocular para dar um "up" nos filtros de luz branca. E só podem ser usados combinados com esses filtros, nunca sozinhos. Um deles é o Continuum, da Baader, que de um maior contraste aos grânulo.

H-Alpha.
Os filtros H-Alpha conseguem ver a cromosfera solar. Ela está acima da fotosfera, mas como é menos brilhante do que a fotosfera, não aparece quando usamos um filtro de luz branca. Para se ver a cromosfera é preciso apagar a fotosfera (é como com o seu celular, quando ele está com a tela acessa você não vê as marcas de seu dedo no vidro, mas quando se apaga a tela você consegue ver as suas digitais impressas no vidro). Felizmente a cromosfera é mais quente do que a fotosfera. Ela tem uma temperatura de 10 mil graus contra 5 mil da fotosfera. A esta temperatura de dez mil graus o hidrogênio emite uma onda numa faixa específica. O filtro H-Aplha só deixa passar essa faixa, conseguindo apagar a fotosfera e nos permitindo ver as maravilhas da cromosfera.

E a cromosfera é muito mais interessante do que a fotosfera. Nela também vemos as manchas, mas além disso vemos espículas, proeminências, erupções, filamentos, fazendo da Cromosfera um espetáculo cujo show está se renovando todos os dias.

Mas esse espetáculo tem um preço, filtros de H-Alpha são muito mais caros do que os filtros de Luz Branca. Mas muito mais caros mesmo! O modo mais barato de ter um equipamento em H-Alpha é comprando um Coronado PST, que custa quinhentos dólares no exterior e aqui na Brasil, dá última vez que vi, estava 3 mil reais no Astroshop. Mas como eu já vi algumas pessoas dizerem, é um show que vale o bilhete.

A Coronado, filiada a Meade e a Lunt, sua concorrente, são as empresas mais populares a oferecerem filtros H-Alpha. A Coronado vende do PST que custa 500 dólares, a modelos de 90mm com double-staking que custam quase 10 mil dólares. A Lunt também tem um modelo parecido com o PST, só que com 35mm, e vários modelos bem mais caros também. O modelo de 35mm da Lunt custa 600 dólares, mas seu filtro H-Alpha fica na objetiva e não no meio do telescópio. isso gera imagens com mais contraste, mas dificulta a modificaçào do telescópio.

É importante ressaltar que este filtro H-alpha usado em fotografia solar não tem nada a ver com os filtros H-alpha usados em fotografia de nebulosas de céu profundo. O filtro H-alpha solar é também acompanhado de um filtro Etalon, que tira toda a luz que possa prejudicar os olhos ou o sensor da câmera. Filtros H-alpha de céu profundo não são feitos para fotografia solar, o seu uso sem outro filtro irá levar a problemas sérios e o seu uso acompanhado de um filtro de luz branca, não irá mostrar coisa alguma.
 
Calcium-K: Essa é uma modalidade menos popular de fotografia solar. É um tipo de fotografia tirada com um filtro que filtra a luz permitindo passar uma banda bem específica devido a mudança de estado do calcio presente na fotosfera solar. Ao contrário do H-Alpha, que mostra acima da Fotosfera Solar, o Calcium-K mostra uma imagem ainda mais interna do que as vistas em fotos de luz branca. Eu já tive a oportunidade de usar e tirar umas fotos com um telescópio desses, emprestado por um amigo. É mais comumente utilizado por quem já tem um telescópio H-Alpha e quer tirar fotos diferentes ou simplesmente por iniciantes que queriam comprar um telescópio H-Alpha, mas por desconhecimento compraram o telescópio errado! A imagem de um telescópio Calcium-K é pouca coisa mais interessante do que a de um telescópio em Luz Branca. Além disso é quase impossível de conseguir ver alguma coisa por observação, sendo um telescópio voltado para astrofotografia.

Tanto a Coronado como a Lunt oferecem alguns modelos de telescópios solares Calcium-K, a Coronado, inclusive possui um Coronado PST com esse filtro.

Cameras:
Com o filtro adequado. É possível fotografar o Sol com vários tipos de câmera. Mas é claro que o resultado não vai ser o mesmo.

DSLR: Deve-se observar que as DSLR em geral não consegue focar em Coronados PST com foco primário. O foco está para dentro do telescópio. alguns usuários serram o porta ocular do coronado para colocar a DSLR mais para dentro. É possível fotografar em Afocal, com um adaptador, mas não vi grandes fotos do Sol, principalmente em H-Alpha com câmeras DSLRs. Já em Luz branca é possível ver fotos interessantes.

Webcans: com câmeras como a SPC900nc, Toucans ou a Celestron Neximage é possível tirar belas fotos com Luz branca e com o Coronado PST, usuários de telescópios solares com H-alpha (bem mais caros) raramente usam esse tipo de câmera. Eles preferem as mais avançadas.

Imaging Source DMK: são as câmeras mais populares para fotografia solar. Elas são monocromáticas, mas para fotografia solar não são necessárias fotos coloridas, basta amarelar elas no PhotoShop depois que as imagem ficam perfeitas. E por serem monocromáticas são muito mais sensíveis, já que não interpolam a imagem, como as coloridas. Há 3 modelos específicos:

DMK21 resolução de (640x480 e velocidade máxima de 60 Frames por Segundo)
DMK31 resolução de (1024x768 e velocidade máxima de 30 Frames por Segundo)
DMK41 resolução de (1280x960 e velocidade máxima de 15 Frames por Segundo)

Há uma grande discussão sobre qual delas seria melhor. É claro que mais velocidade é bom, mas mais resolução também. Ainda não é possível vender uma DMK41 com 60 frames por segundo devido ao limite das conexões usadas. Mas com o USB 3.0 talvez surja uma DMK41 com 60 frames por segundo mais para frente, embora isso também vá significar vídeos de tamanhos gigantescos mesmo com poucos segundos de duração. Haja disco rígido e poder de processamento!

Acho que a melhor escolha seria a DMK31, que seria o modelo mais equilibrado. No meu caso, como eu tava com boas condições econômicas, adquiri a DMK41 e também a DMK21, para ter o melhor dos dois mundos (o fato de ter desistido de comprar uma nova montagem quando o Armazém botou a EQ-6 a venda por quase seis mil reais, com o frete, também ajudou).

Câmeras Skynix: também são muito utilizadas para fotografia solar. Alguns consideram as DMKs superiores a elas, outros não. Acho que tanto com a DMK ou a com uma Skynix você está muito bem servido para fotografia solar.

Telescópios e Montagems
Não há restrição para telescópios ou montagens em astrofotografia solar. É claro que quanto melhor o telescópio e a montagem, melhor será a foto. O problema é que se a abertura do telescópio for muito grande, o filtro terá que ser grande também. É difícil achar um filtro H-Alpha maior do que 90mm, por que eles são caríssimos. Um telescópio de 100mm com um filtro H-Alpha de qualquer tamanho será um aparelho fantástico. Para Luz branca, como esses filtros são mais baratos, um telescópio maior será interessante para poder definir melhor as manchas e principalmente os grânulos.

Modificação do Coronado PST - Uma opção interessante
Existe sim, uma possibilidade não tão absurdamente cara de se tirar fotos com filtros H-Alpha de 90mm ou mais sem gastar uma quantia absurda com isso. É tirando a objetiva do Coronado e adquirindo um filtro de rejeição de energia: C-ERF. Com um filtro desses na objetiva de um bom telescópio você pode colocar a parte de trás do seu coronado encaixada no telescópio, como se fosse uma ocular e transformar seu Coronado PST num telescópio maior.

Neste momento, eu estou aguardando a chegada de um filtro C-ERF de 90mm para encaixar meu Coronado PST no meu ED de 102mm. Com as câmeras DMK e a minha monetagem CG-5GT, eu espero ter um excelente setup solar. Com a chegada do novo setup eu terei ainda mais experiência no assunto.


É isso aí pessoal. Eu ainda tenho muito a aprender, mas espero que esse texto tenha sido interessante para quem está começando. Um grande abraço!