quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Minha primeira foto do Sol em Luz Branca/visível

Imagem do Sol de 03/01/2011 conseguida com 22 frames de 1/250 segundos em ISO 200 empilhados no Registax 6.

Atenção - Foto tirada com telescópio solar com filtro especial. 
Nunca aponte um telescópio ou câmera fotográfica para o Sol sem filtro específico para isso.


Eu continuo sofrendo muito com duas coisas nos últimos dias, com as câmeras Imaging Source que foram compradas há tanto tempo que nem me lembro mais e nunca chegam e também com as contantes chuvas em Brasília, e suas intermináveis nuvens, que cobrem o céu o tempo todo.

Hoje, já lá pelo meio das seis da tarde, eu percebi que o céu abriria um pouco antes de se pôr. Eu não teria mais do que alguns minutos, então resolvi estrear o filtro de Luz Branca Baader Astrozap que comprei na OPTcorp e tirar minha primeira foto da fotosfera Solar.

Para essas fotos resolvi testar a Canon T2i, que eu sabia, poderia pegar tranquilamento o disco do Sol por inteiro, sem a necessidade de mosáico. Também testei um filtro da Baader, chamado Continuum filter, de 1,25 polegadas que comprei no site da OPTCorp junto com o filtro. Como tenho aquele adaptador da GSO para barril de 1,25 polegadas, posso economizar comprando filtros de 1,25 ao invés de filtros de 2 polegadas.

O resultado da foto, como não podia deixar de ser, foi prejudicado pela atmosfera turbulenta do fim do dia, que prejudica muito o alinhamento dos 22 frames que empilhei no Registax, mesmo assim para uma primeira foto, acho que o resultado foi bem satisfatório.

O Ed de 102mm em modo de captura de luz branca/visível

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.