segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Reprocessamento da Galáxia do Triângulo do 17.Enoc


Faz quinze dias que o novo telescópio solar ficou pronto. Nesses quinze dias eu não tive uma única tarde com mais de cinco minutos de Sol sem ser interrompido por nuvens.Pior, foram apenas 3 dias que consegui fotografar algo, nos outros o céu ficou completamente coberto por nuvens.

Com um tempo desses, a única coisa que me resta é reprocessar imagens antigas. Ontem peguei uma que tirei no 17.Enoc, no distante final de junho de 2011. Para isso usei o Deep Sky Stacker 3.3.3 Beta 37, a última versão que se acha deste programa e a minha preferida até agora. 

Isso é algo que faço muito, principalmente com programas de empilhamento e autoguiagem: sempre procurar a versão mais atualizada. Esses programas estão sendo constantemente melhorados e estão cada vez mais mais fáceis de usar. Lembro muito bem que no Enoc eu tive várias fotos que não ficaram bem alinhadas, com rastros aparecendo nas estrelas. Algumas semanas depois, poucos dias antes do EBA, eu fiz questão de pegar uma versão mais atualizada do programa PHD Autoguiding, o mesmo que havia utilizado no Enoc, e fiquei surpreso em como, durante o EBA, o programa sempre conseguia manter a estrela centralizada. A versão que usei no EBA perdia a estrela por qualquer besteira. O resultado foi que, mesmo usando uma Neximage não modificada, com muita pouca sensibilidade, eu consegui que todas as estrelas ficassem bem alinhadas.

Quanto ao Deep Sky Stacker Beta 37, uma enorme vantagem que vejo em relações a versões anteriores deste programa, é que a imagem está saindo boa com o tratamento do próprio DSS. Por isso, a imagem acima pode não parecer tão melhor do que a M33 que eu processei pouco depois do Enoc, mas a diferença e que eu não tive que passar por inúmeros programas para chegar a esse resultado. No M33 anterior eu tive que passar um Gaussian Filter no Iris para diminuir o ruído. Por isso aquela imagem parece meio fora de foco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.