quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Primeiros bons testes com a Camera Modificada - Eta Carinae

Primeira boa foto com a camera modificada mostrou que a modificação valeu a pena

Esse carnaval eu passei na chácara onde meus pais moram, que possui um ótimo céu, com muito pouca poluição luminosa. Fui para lá repleto de expectativas, mas infelizmente não podemos esquecer que estamos em fevereiro. E nessa época não adianta nada você estar num local escuro, se as nuvens não sairem de sima dele. 

Eu só tive um dia em que foi possível tirar algumas fotos e nesse dia apanhei um pouco do alinhamento. Por isso algumas das fotos que consegui foram aquelas que a gente não pode deixar muito grandes, senão da pra ver que as estrelas não estão tão redondas como a gente gostaria. Eu até tentei usar a autoguiagem, mas o PHD Guiding é um programa manhoso e depois de augumas tentativas frutradas desisti.

E para minha tristeza, no último dia, quando eu consegui um excelente alinhamento do meu telescópio, com fotos de teste que mostraram exposições de até um minuto com estrelas redondinhas e um minuto e meio com alinhamento aceitável, as nuvens não me permitiram nada mais do que um pequeno aglomerado aberto que ainda não processei.

Segue neste post duas das imagens conseguidas no primeiro dia. Acima vemos a primeira boa foto de Eta Carinae com a câmera já modificada, nela podemos ver muitas diferenças em relação a minha foto anterior tirada durante o Quarto EBA. Nesta nova foto foram 25 frames de 25 segundos em ISO 6400, contra 13 de 90 segundos em ISO 1600 no EBA. Já na foto abaixo, foi utilizado um filtro H-Alpha de 12nm. Para essa foto eu precisei de pelo menos 50 segundos de exposição em ISO 6400. Foram onze frames. Eu não fiquei muito tempo na nebulosa por que não demorava muito para que nuvens cobrissem o local onde estava fotografando. A foto em H-alpha foi tirada horas depois da foto normal, quando o alinhamento já estava bem melhor.

Essa interessante imagem de Eta Carinae foi conseguida através de um filtro h-Alpha de 12nm em meu primeiro teste com este tipo de filtro.


Um comentário:

  1. Muito bom o teste, estive a pensar se quando for comprar minha dslr a grana estiver curta, posso optar por comprar uma usada em boas condições e com a diferença fazer a modificação.
    Aguardando mais imagens!!

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.