quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Shorty 2x Barlow da Orion, uma pequena maravilha que me acompanha há dez anos.

O pequena, mas excelente Barlow da Orion

Hoje eu estava tentando tirar algumas fotos do Sol com a Neximage. Era para ter sido uma ótima sessão de fotos, mas na hora do processamento percebi que havia cometido um erro: tirei pouquíssimas fotos com a melhor de todas as configurações, que é utilizando a Neximage com a Shorty 2x Barlow da Orion.

Faz cerca de dez anos que comprei essa Barlow. Ela pertenceu a minha segunda geração de equipamentos astronômicos (a primeira é uma luneta Tasco de 50mm que nem gosto de lembrar). A Shortybarlow foi uma compra feita quase que imediatamente após a compra de uma Luneta Orion Explorer de 90mm, que vinha com duas oculares de 10 e 25mm. Com a Barlow eu conseguia puxar o máximo do aumento deste telescópio com imagens excelentes.

De cara eu tive uma bela surpresa. Se fosse colocada depois da diagonal de 90 graus, a Barlow gerava 2x de aumento, mas se colocada antes, gerava 3x, algo que não estava "anunciado na propaganda".

O refrator de 90mm foi vendido pouco depois da compra do ED de 102mm. Tenho muitas saudades deste telescópio, mas sei que com o ED aqui, ele estaria só acumulando poeira. Eu até cheguei a pensar em vender a Barlow junto com o refrator, mas não pude. Praticamente todas as boas fotos do Sol e da Lua feitas com zoom, ou de planetas que tirei, tiveram a participação dessa Barlow. Ela esta custando 45 dólares nos Estados Unidos, mas acho que custava menos quando eu comprei, pois paguei 79 reais.

Enquanto isso, de outro lado, recentemente eu comprei uma GSO ED 3x no Armazém do Telescópio, mas até agora, essa Barlow da GSO só me decepcionou, provocando uma textura estranha nas fotos ou gerando um brilho estranho no centro da imagem. Sem contar que a rosca dela não encaixa em nada.



Mosaico com as duas únicas imagens que fiz hoje com a Neximage e a Shorty 2x Barlow da Orion

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.