quinta-feira, 1 de março de 2012

Nossa Estrela o Sol, de Adriana V.R. Silva, um ótimo livro para quem quiser saber mais sobre nossa estrela.


Em Astronomia, como em qualquer área de conhecimento, você começa com livros que normalmente tem "Astronomia" no título. Mas depois de ler vários livros de conteúdo geral, você pode achar que o assunto está ficando meio repetitivo. Acho que já até vi acontecer isso com alguns astrônomos amadores.

Esta é a hora em que você deve se aprofundar mais em temas específicos, e procurar não livros que tenham "Astronomia" no título, mas livros como "Nossa Estrela: O Sol", de Adriana V.R. Silva. Este pequeno exemplar, com cerca de 160 páginas, é uma excelente opção para quem quer conhecer nossa estrela mais a fundo. Trata-se de um livro de física voltado para nível médio, o que é excelente para alguém com nível superior, mas em Humanas, como é o meu caso. Nele estou compreendendo melhor muitas das coisas que fotografo no Sol, mas muitas vezes não entendo o funcionamento.

O livro explica, por exemplo, que um telescópio com filtro H-Alpha, como o Coronado, consegue o milagre de "apagar" a fotosfera solar e nos permitir ver a cromosfera, por que o telescópio H-Alpha capta apenas uma onda produzida pelo hidrogênio quando ele está a mais de 10 mil graus de temperatura. Como na fotosfera a temperatura não passa de 5 mil graus celsius, este telescópio permite que somente a luz da cromosfera chegue até nós.

O livro "Nossa Estrela: O Sol" pertence a coleção "Temas Atuais em Física", que apresenta outros títulos que podem interessar a astrônomos amadores, todos eles, em diferentes níveis, me interessam. Veja a lista:

  • A Luz - Ricardo Barthem
  • Do Transistor à nanotecnologia - Eduardo de Campos Valadares, Alaor Chaves e Esdras Garcia Alves
  • Microondas - Regina Pinto de Carvalho
  • Radiação ultravioleta: características e carcinogênes - Emico Okuno e Maria Apparecida Constantino Vilela
  • Supercondutividade - Fernanda Ostermann e Paulo Pureur Neto
  • Ondas e Bits - Mauro M. Doria e Francioli Marinho
 Um grande abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.