segunda-feira, 23 de abril de 2012

M20 - Nebulosa da Trífida - Fotografada da Varanda ( e com sono)


Semana passada eu havia prometido a mim mesmo que só iria trabalhar com astrofotografia na sexta-feira, por isso eu estava doido para que este dia chegasse, até por que no sábado seria o encontro do CASB e eu só teria esse dia no fim de semana para poder fotografar o céu a noite.

Mas as coisas não sairam como eu esperava. Passei a manhã de sexta inteira ocupado, inclusive tirando umas fotos do Sol e como tive que ficar até mais tarde no trabalho, cheguei em casa quase oito da noite. Depois fui jantar e fiquei um pouco com minha esposa. Eu sei que era quase onze horas quando finalmente fiquei livre.

Normalmente eu gosto de chegar em casa umas seis e meia da noite, dormir até umas oito e meia e ir para a varanda entre as dez e onze da noite. Pode parecer a mesma coisa da descrição anterior, mas preste atenção nestas duas horas de sono que normalmente tenho entre chegar do trabalho e ir para a varanda. Elas costumam fazer toda a diferença. O resultado foi que acabei passando a madrugada de sexta-feira enfrentando o sono e no fim isso acabou afetando a qualidade da imagem que mostro acima, da nebulosa da Trífida.

A sono afetou a qualidade da foto em três aspectos que são visíveis na imagem ou na própria descrição contida nela. Foram eles:

- Foco: O foco da imagem não está perfeito, eu deveria ter dado um zoom nas fotos de teste, ou colocado a minha máscara de hartmann (veja mais sobre a máscara de hartmann aqui), mas acabei achando que uma imagem feita por tentativa e erro estava perfeita. Na tela de 12 polegadas do netbook parecia ótima, mas no monitor de 23 polegadas que uso no meu desktop eu logo percebi que as coisas não tinha saído assim tão bem.

- O alinhamento foi só de trinta segundos de exposição. Na semana anterior, quando fotografei a Nebulosa da Lagoa, eu havia conseguido o dobro disso, por isso pude usar ISO 800 enquanto dessa vez fui obrigado a usar ISO 1600. Acima de trinta segundos as estrelas apresentavam rastros.

- O numero de frames não foi o que eu queria. Eu esperava um tempo total de exposição acima de uma hora. Para conseguir isso com exposições de trinta segundos eu precisaria de pelo menos 120 frames bons, mas estava cansado demais para chegar a esse valor. Impaciente, acabei conseguindo pouco mais do que a metade disso.

Antes de dormir eu fiz a primeira tentativa com a DMK21AU04.AS. Acho que ainda dá para melhorar muito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.