quinta-feira, 26 de abril de 2012

Proeminências Solares em 28 de Março



Hoje coloco aqui uma foto do Sol já um pouco atrasada, de 28 de março. Ela é um mosaico de três imagens gravadas com a DMK21AU04.AS no meu telescópio solar com o uso de uma Barlow 2x. Eu tinha gostado muito da resolução das proeminências, mas havia tido dificuldade para fazer o mosaico. Sempre que eu juntava as imagens no Fitswork, a primeira foto ficava com um brilho diferente das outras na parte escura, o que dava um aspecto feio a imagem.

Essa questão do brilho tem sido uma das partes mais difíceis de se fazer mosaicos solares. De acordo com o brilho da área em que estou fotografando as câmeras aumentam ou diminuem automaticamente a captação de luz, fazendo que uma mesma mancha que aparece de uma forma quando está no meio da imagem, fique mais escura quando está no canto. Com a Lua isso não acontece, fazer mosaicos lunares é muito mais fácil do que solares. Por causa disso que até agora não fiz um imagem do disco solar completo com a DMK21, estou preferindo esperar a chegada da DMK41 para isso, que com um campo quatro vezes maior tornará a tarefa quatro vezes mais simples. A DMK41AU04.AS tem resolução de 1280x960 contra 640x480 da DMK21.

Um comentário:

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.