quarta-feira, 23 de maio de 2012

Mais uma de Omega Centauri - NGC 5139




O Aglomerado globular NGC 5139, ou Omega Centauri é provavelmente o objeto que mais fotografei até hoje, por vários motivos, primeiro: por que é lindo, afinal é o maior aglomerado globular que se pode fotografar, com mais de um milhão de estrelas, segundo por que é um objeto de céu profundo possível de se fotografar mesmo da poluição luminosa de uma área urbana, terceiro por que sempre está numa posição visível, não importa onde esteja. E por último, por que eu simplesmente adoro esse objeto.

Uma outra coisa que acho legal de Omega Centauri é que ele é visível somente do hemisfério Sul, matando de inveja nossos colegas astrônomos do Hemisfério Norte, que possuem como Aglomerado Globular mais forte, o Aglomerado de M13, um inseto se comparado com os gigantes que temos no sul, Omega Centauri e 47 Tucanae, o segundo maior.

A técnica de captação foi a mesma mostrada no post anterior, segurando o cabo disparador da câmera e tirando fotos de trinta segundos sem intervalos, o que era possível sem o uso do netbbok. foram apenas 18 frames de 30 segundos em ISO 1600. Eu evitei o uso de um ISO maior por que esse é um objeto em que deve-se tomar o cuidado de não deixar estourar o núcleo. Uma boa foto de Omega Centauri ou de qualquer outro aglomerado globular sempre deixa visível as estrelas em seu núcleo.

O resultado me surpreendeu, e como! O foco e o alinhamento estavam muito bons, só as cores que eu acho que poderiam estar um pouco melhores.

Para comparação, abaixo deixo as imagens de "outros" Omegas Centauri que fotografei:

Testando o refrator acromático de um amigo, em março de 2012

Preparando o Setup antes do Quarto EBA, na casa de um amigo do CASB no Lago Norte, em Julho de 2011


Tentando muitos frames da janela do meu antigo apartamento, no Guará, em junho de 2011 (a data na foto está errada!)

Uma das primeiras feitas na janela do apartamento, em maio de 2011


Minha primeira foto de céu profundo, há pouco mais de um ano e um mês, em abril de 2011.


Um comentário:

  1. Prezado Amigo

    Recentemente comprei um telescópio skywatcher de 114mm e esse foi o primeiro objeto de céu profundo que observei, embora esteja em meio a uma cidade e com poluição luminosa, consegui observar a mancha esbranquiçada característica (uso uma lente de 25mm e barlow 2x) espero um dia poder observar com os detalhes das fotos acima, grande abraço!
    Marcelo
    Gramado-RS

    ResponderExcluir

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.