segunda-feira, 14 de maio de 2012

Trapalhadas na Sexta acabam com uma possível boa foto de M51 - Mas eu voltarei!

M51, com apenas 24 minutos de exposição, se eu não tivesse feito tantas trapalhadas, essa foto teria ficado boa

 Eu comecei o final de semana bastante empolgado. Apesar da lua ainda estar aparecendo próximo a meia noite, o céu estava limpíssimo, e noites na varanda do apartamento fotografando o céu era tudo o que eu precisava para relaxar depois de uma semana estressante.

Na sexta-feira, montei o telescópio no canto direito da varanda, fora da piscina, de onde poderia fotografar objetos ao norte (à direita, dentro da piscina, eu tenho uma perfeita vista da área do zoodíaco e um pouco do Sul - dá até pra pegar Ômega centauro). O Alvo principal da noite era M51, ou a Galáxia do Redemoinho. Este fantástico objeto é composto por duas Galáxias, em que a maior aparenta estar engolindo a menor (ou talvez seja o contrário). Infelizmente o meu céu ao norte sofre com muita poluição luminosa e eu não sabia como a foto ficaria. 

Como semana que vem eu provavelmente vou no ENOC, encontro do Casb numa fazenda próxima a Brasília, com céus escuros, também achei que deveria usar auto-guiagem para praticar. Mas ao colocar o Travelscope de 70mm sobre o ED de 102mm notei que o peso da DMK sobre o travelscope estava fazendo o telescópio girar, pois ele é preso somente com um parafuso e por mais que eu o apertasse, o peso da DMK21, mais elevado que o da antiga Neximage, fazia a parte de trás do Travelscope descer. A solução gambiarrística foi firmar o telescópio com o dovetail fazendo duas cintas com fita isolante para firmá-lo. Posso dizer que funcionou maravilhosamente e a autoguiagem tem funcionado sem dores de cabeça desde então. Talvez meus problemas e com autoguiagem no passado sejam por que o telescópio guia não estivesse devidamente firme. 

Meu sistema de guiagem, devidamente preso com fita isolante.


É claro que fixar o telescópio totalmente me faz perder a vantagem de procurar uma estrela mais brilhante virando o telescópio para os lados, como eu fazia antes, mas agora estou com uma DMK, capaz do tempo de exposição que eu quiser e não mais a Neximage, que não passava de dois décimos de segundo, por isso sou capaz de capturar muito mais estrelas. Além disso, tenho um redutor focal que, em caso de necessidade, pode aumentar o campo de visão da câmera. E a estabilidade que consegui não tem preço

Com tudo pronto fui para M51, que estava numa boa altura no céu, apesar da já mencionada poluição luminosa. Ajusto a câmera, preparo a auto-guiagem, que funciona perfeitamente e tiro os primeiros frames, mas depois de umas quatro imagens, percebo que o foco não estava muito bom. Mas tudo bem, M51 ainda vai ficar muito tempo à vista. Ajusto o foco, que dessa vez fica perfeito e depois de alguns frames vou para a sala ver o que anda passando na TV, volto mais um vez e depois quando estava no décimo frame, vou tomar café. Mas quando volto, a primeria tragédia da noite, eu não tinha colocado o cabo de energia no netbook, que havia desligado pois ficou sem bateria e só tinha tirado dois frames enquanto eu tomava café, algo que levou mais de 20 minutos. Paciencia, ligo tudo de novo, coloco M51 no lugar e vamos para mais frames.

Mas tragédia das tragédias, quando terminam 20 frames, que com os doze já gravados daria mais de uma hora de exposição, descubro que eu não tinha colocado as fotos em RAW. Como arquivos em RAW gastam muito espaço no cartão, quando estou tirando fotos para ajustar alinhamento, foco ou enquadramento, costumo tirar elas erm JPG no menor tamanho possível, mas acabei esquecendo de voltar a configuração para RAW antes de recomeçar com os frames e simplesmente havia perdido 40 minutos de esposição.

Por isso a foto de M51 que deixo acima foi considerada um fail, com apenas 24 minutos de exposição sendo que precisaria de pelo menos uma hora para ficar bom, pois depois que descobri a cagada que tinha feito acabei desanimando com esse objeto e fui para outro.

Bem, deixo esse post aqui para mostrar que nem todas as minhas noites são maravilhosas (mas com certeza ela foi melhor do que a da barata que matei quando passava debaixo da meia cadeira!), em certos dias muita coisa dá errado. Afinal, é tanta coisa para pensar na hora de se fotografar: foco, guiagem, enquadramento, alinhamento, alimentação, dark frames, configuração da imagem, entre outras coisas. Em certas noites, por mais que você esteja descançado e tranquilo, algumas coisas acabam passando. Mas valeu pelos ajustes que fiz na guiagem, que agora está muito mais precisa.

Mas eu não desisto e tenho certeza que em breve todos verão uma boa imagem de M51 nesse blog, falta só essas nuvens que tomaram o céu desde sábado sumirem. Eu tenho outras coisas para falar do fim de semana, mas esse post já está muito longo, eu continuo depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Eu tenho me esforçado para responder todos os comentários, mas posso demorar um pouco, ou mesmo esquecer algum. Por isso, peço paciência e não fiquem constrangidos de me darem um toque, caso eu esteja demorando demais.